
Benavente quer mostrar o melhor do seu território
Milhares de aves numa extensão de dezenas de quilómetros quadrados.
Entre Tejo e Alentejo, junto à grande lezíria ribatejana, fica o concelho de Benavente, orgulhoso das suas famosas ganadarias de reconhecido valor em todo o país e da figura típica e corajosa que é o campino que, com as suas vestes garridas, dá especial colorido à lezíria e às festas tradicionais, com grandes exibições nos jogos de cabrestos e na picaria à vara larga, espectáculos típicos desta região.
O turista pode ainda desfrutar do magnífico espectáculo da Reserva Natural do Estuário do Tejo, onde milhares de aves migratórias e espécies ribeirinhas enchem de beleza uma vasta extensão de dezenas de quilómetros quadrados de vida e habitat selvagem, dando uma maior autenticidade à enorme riqueza espontânea, cenário natural deste concelho.
O olhar perde-se ainda no verde dos arrozais, a garganta seca-se, na avidez de embarcar de uma só vez, um copo de vinho das videiras de Catapereiro; o Tejo, o rio de prosperidade e sobressaltos a espraiar-se na Lezíria; o Sorraia espelhando-se na claridade da campina, onde as cegonhas fazem ninhos que a Primavera aquece.
Para valorizar o que tem e tentar que o concelho deixe de ser um ponto de passagem e passe a ser um ponto de estadia foi apresentado, em Maio, um Plano Estratégico de Valorização e Comunicação Turística.
No mesmo são realçados os elementos diferenciadores do município, como o arroz carolino e o vinho, a proximidade ao Tejo, os roteiros pedestres, o cavalo e o toiro, o montado no geral, o golfe, a caça e a arte, história e tradição do concelho, com destaque para a tauromaquia.
A aposta em iniciativas, festivais e actividades que dinamizem estes elementos tornou-se a base do documento, que foi pensado num alcance de dez anos. O turismo equestre também mereceu destaque no plano, que defende o investimento em rotas e espaços desportivos, de recreio e de lazer, e ainda em escolas e centros hípicos.
No concelho e Benavente há alojamento variado e há restaurantes onde é possível saborear a gastronomia ribatejana. No site do município é dado destaque ao Cozido Bravo à Ribatejana, ao Torricado, à Açorda de Sável, às Migas com Entrecosto ou Bacalhau e ao Ensopado de Enguias. E, no domínio da doçaria regional, é salientado o Arroz Doce, o Bolo Podre e o Bolo de Chocolate. Anualmente, algumas iniciativas promovem esses produtos, sendo a mais emblemática o Festival do Arroz Carolino.
