uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Salvaterra de Magos às portas de Lisboa
Vala Real em Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos às portas de Lisboa

Ao longo de décadas foi destino de férias da corte portuguesa.

No coração do Ribatejo o concelho de Salvaterra de Magos tem a localização perfeita para ser o seu próximo destino de férias ou de lazer. A 35 minutos de Lisboa fica o concelho que durante décadas foi destino de férias da corte portuguesa e que agora poderá ser o seu.

Da marcante presença da Corte em terras de Salvaterra destacam-se as obrigatórias visitas à Falcoaria Real e à Capela Real. A falcoaria viu, em 2016, o seu legado ser reconhecido pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade em Portugal, sendo a Falcoaria Real o seu expoente máximo, numa prática que vem do século XVIII aos nossos dias. Além da exposição e contextualização histórica, na sua visita terá também contacto com as três dezenas de aves que integram o espólio vivo, tratadas com a mestria dos seus falcoeiros, que o brindarão com uma demonstração de voo a céu aberto.

O Tejo guia-nos até outro ponto de interesse do concelho: a aldeia piscatória do Escaroupim. Fundada por pescadores avieiros oriundos da Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, a aldeia tem uma identidade própria patente nas construções palafíticas pintadas de cores vivas e nas próprias embarcações tradicionais com que pescam no rio. Para conhecer como viviam estes pescadores poderá visitar a Casa Tradicional Avieira, o Museu Escaroupim, o Rio e aproveite também para dar um passeio de barco.

Descubra a Mata Nacional do Escaroupim de onde saem as folhas de eucalipto que diariamente alimentam os koalas do Jardim Zoologico de Lisboa. A fazer a ligação em Muge ao concelho vizinho do Cartaxo, encontrará sobre o Tejo uma das últimas obras da monarquia portuguesa, a Ponte Rainha Dona Amélia, inaugurada em 1904.

Outra das preciosidades do concelho é a vila de Glória do Ribatejo com um património cultural riquíssimo e de uma beleza singular, patente na etnografia e tradições locais. Na sua visita não deixe de visitar o Centro de Documentação e Estudos Etnográficos e o Museu Etnográfico de Glória do Ribatejo onde descobrirá a preciosidade da arte de pormenor dos bordados glorianos. O recém-inaugurado Espaço Jackson deverá também constar na sua agenda, assim como o Mercado de Cultura em Marinhais. Espaços ao serviço da cultura e das comunidades locais.

O parque infantil e de lazer do Granho, com a suas múltiplas valências, espera também a sua visita junto à igreja da localidade, assim como a Barragem de Magos que se caracteriza num magnífico espaço de fruição da natureza junto a Foros de Salvaterra.

Da lezíria do Tejo à charneca o concelho de Salvaterra de Magos aguarda a sua visita.

Salvaterra de Magos às portas de Lisboa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido