uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Valorização dos recursos culturais com o In.Santarém
Complexo Aquático de Santarém é uma das principais atracções da cidade

Valorização dos recursos culturais com o In.Santarém

Espectáculos durante todo o Verão no centro histórico da cidade.

Após um ano de interregno, face aos constrangimentos da pandemia, o programa de animação cultural In.Santarém voltou à rua num formato adaptado de modo a garantir todas as condições de saúde e segurança, mas mantendo um programa diversificado e de elevada qualidade.

Até 25 de Setembro são apresentados em equipamentos do centro histórico espectáculos e projectos artísticos desenvolvidos pelas associações e agentes culturais do concelho sob o lema: “Dos nossos para os nossos”. Para além de concertos musicais de diferentes estilos haverá projecções de cinema e documentários, exposições entre outras iniciativas.

O projecto In.Santarém surgiu em 2015 com o intuito de projectar uma ideia de inclusão: ao nível da participação na sua construção; da abrangência dos públicos a que se destina; das diferentes necessidades de cada um e de diferentes expressões e formas artísticas. Por outro lado, pretendeu-se também acentuar a indicação da eleição de um território específico, que é o centro Histórico da cidade.

Ao conceito de inclusão também foi conferido o sentido de centralidade cultural, referencial de todos os escalabitanos, partindo da ideia de que, vivam onde viverem, noutra cidade do país, ou até no estrangeiro, todos habitam o centro histórico de Santarém; todos têm o direito a reivindicar parte da espacialidade desse local único e todos se identificam com esse espaço singular.

O In.Santarém aposta assim na valorização e reforço dos recursos culturais da cidade, na sua viabilização económica, e no reconhecimento dos seus contributos para a construção da coesão social, e da sustentabilidade do território, potenciando produtos e serviços culturais locais com criatividade e competitividade, sublinhando a importância da associação do nome da cidade, como marca de qualidade, aos produtos culturais que da mesma emanam assumindo a expressão “feito em Santarém”. Nascido da vontade dos agentes culturais de Santarém e do município veio concretizar-se assim uma metodologia participativa de programação cultural na e para a cidade, instituindo processos colaborativos de trabalho em conjunto.

O In. Santarém está na rua, esta semana, com destaque para o concerto de Leo Middea, carioca radicado em Lisboa, no dia 22 de Julho, quinta-feira, às 21h00, no Convento de S. Francisco. Antes de Leo Middea, às 19h00, o DJ Nuno Luz que faz parte da equipa de DJs oficiais da Rádio Comercial, apresenta os seus sets, no Convento de S. Francisco.

Dia 23 de Julho, sexta-feira, às 19h00, a parada da antiga Escola Prática de Cavalaria recebe “Oyun”, El Fedito - um espectáculo que combina humor, originalidade, ritmo e uma apurada técnica de malabares.

Nessa noite, às 21h00, os Claustros do Convento S. Francisco recebem Teatro de Rua - Affetto d’Amore, pela companhia Mr.Moustache, de Itália.

No sábado, 24 de Julho, às 10h30, os claustros do Convento S. Francisco acolhem a peça de teatro “Tejo por um Fio”, pela Companhia Aqui Há Gato e, às 21h00, o Convento S. Francisco recebe o espectáculo de circo “Sin Ojana” - Chicharrón - Circo Flamenco – Espanha.

Valorização dos recursos culturais com o In.Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido