uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vereador Rui Santos divorcia-se do PSD de Abrantes
Rui Santos passa a independente a dois meses das eleições autárquicas às quais não concorre

Vereador Rui Santos divorcia-se do PSD de Abrantes

Rui Santos não entrega o cartão de militante mas deixa de representar o partido na Câmara de Abrantes, onde exerce o cargo de vereador. Concelhia laranja fala em posições divergentes.

O único vereador eleito pelo Partido Social Democrata (PSD) no executivo da Câmara de Abrantes, Rui Santos, desvinculou-se do partido neste órgão autárquico passando a agir como independente. Decisão motivada por divergências internas e posições públicas contrárias, nomeadamente sobre a reconversão do antigo mercado municipal de Abrantes.

Na sequência dessa descoordenação com a comissão política do PSD de Abrantes Rui Santos anunciou o divórcio com o partido na última reunião da Câmara de Abrantes, adiantando que passará a tomar as suas decisões na qualidade de independente. Não vai, no entanto, desfiliar-se do partido do qual é militante.

Até ao final do mandato, vincou, “nem o PSD se tem de rever nas posições públicas que possa tomar enquanto vereador”, nem o próprio ficará “obrigado a acatar qualquer decisão da comissão política do PSD”.

O presidente da comissão política concelhia, José Moreno Vaz, contactado por O MIRANTE, afirmou que não foi posta em causa a militância de Rui Santos no partido e que a decisão foi tomada pelo próprio vereador, que “tinha posições políticas diferentes e uma visão estratégica que a concelhia não preconiza para Abrantes”.

“Passa a ser um militante de base e a sua liberdade interna não vai ser obviamente restringida, a não ser que venha a tomar uma atitude lesiva para os interesses do partido”, disse ainda Moreno Vaz.

Vereador rejeita acusações de ser “muleta socialista”

Rui Santos que tem sido criticado por vários camaradas por não exercer o seu papel de opositor no executivo e por aplaudir as medidas propostas pelos socialistas que governam o município, afirmou ainda, após o anúncio, que nem ele nem o PSD foram “muleta do Partido Socialista” e que sempre foi “fiel ao programa, princípios e ideais” dos social-democratas. A camisola que passou a vestir depois das eleições, sublinhou, era a do “concelho de Abrantes”.

Para as eleições autárquicas de 26 de Setembro Rui Santos era já uma carta fora do baralho depois de a sua lista ter perdido para a de Vítor Moura, o próximo candidato a tentar destronar o bastião socialista, liderado por Manuel Valamatos, na Câmara de Abrantes. Este era o primeiro mandato de Rui Santos enquanto vereador.

À margem

Elogios a Valamatos e ataques ao Bloco

Rui Santos já é conhecido entre os interessados pela política em Abrantes como o vereador que faz oposição à oposição, neste caso a Armindo Silveira, do Bloco de Esquerda. Não foram raras as vezes que se colou aos socialistas para refutar argumentos apresentados pelo vereador do BE, criticando inclusive a sua postura.

Por outro lado, e se quisermos fugir às reuniões camarárias onde é notória a sua paixão pelos socialistas, numa entrevista que deu a O MIRANTE, em Fevereiro de 2020, Rui Santos defendeu mesmo que Abrantes ganhou com a entrada de Manuel Valamatos (PS) para presidente do município. A opinião muda, no entanto, a respeito da anterior presidente, a socialista Maria do Céu Antunes, actual ministra da Agricultura, que foi apelidada de exibicionista. Certo é que o que não tem mudado nos últimos anos são os maus resultados do PSD em Abrantes.

Vereador Rui Santos divorcia-se do PSD de Abrantes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido