uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Coruche não desiste do IC10 e do IC13
Francisco Oliveira recandidata-se ao terceiro e último mandato à presidência da Câmara de Coruche

Coruche não desiste do IC10 e do IC13

Francisco Oliveira recandidata-se pelo PS a um último mandato à frente do município e não esquece vias há muitos projectadas pelo Governo e ainda por fazer. Parque Empresarial do Sorraia e Internet em todo o concelho são outras das prioridades.

O presidente da Câmara de Coruche lamenta o abandono e pouca preocupação do Governo com a construção da nova rede viária no vale do Sorraia, nomeadamente a continuação das vias rápidas IC10 e IC13, artérias fundamentais para o desenvolvimento do concelho. Francisco Oliveira garantiu que vai continuar a lutar pela concretização destas vias durante o discurso de apresentação da sua candidatura ao terceiro e último mandato à presidência da Câmara de Coruche. Na manhã de sábado, 17 de Julho, foi também apresentada a cabeça de lista socialista à Assembleia Municipal de Coruche, Berta Lopes, que é a actual presidente desse órgão.

A iniciativa, que decorreu no requalificado Jardim 25 de Abril, junto ao rio Sorraia, contou com a presença, entre outros, da ministra da Modernização e Administração Pública, Alexandra Leitão. Dinis Serrão é o mandatário da candidatura socialista no concelho. Francisco Oliveira destacou que o município conseguiu captar cerca de 13 milhões de euros de fundos comunitários que uma capacidade de investimento de 19 milhões de euros.

Do trabalho feito, Francisco Oliveira autarca destacou a primeira fase do Parque Empresarial do Sorraia que já é uma realidade e conseguiu captar, até ao momento, quatro empresas. “É com grande expectativa que damos continuidade a este trabalho. Só com criação de emprego e desenvolvimento económico é que é possível o concelho crescer e atrair jovens para se fixarem”, sublinhou. O actual executivo pretende criar, nas instalações do antigo quartel dos bombeiros, um viveiro de empresas. O projecto ainda não avançou porque o concurso público ficou deserto.

Francisco Oliveira fez um balanço dos investimentos e apoios feitos nos últimos anos e reforçou como prioridades a transição energética e a transição digital para o concelho. “É nosso objectivo, e temos lutado para isso, conseguir levar Internet a todas as aldeias do concelho de Coruche. É muito triste ver esta desigualdade entre urbanidade e ruralidade. Estamos constantemente a reivindicar a disponibilização da fibra óptica para todo o concelho. A Internet é a auto-estrada do futuro e não queremos perder as oportunidades”, destacou.

O candidato recordou os apoios da Câmara de Coruche à economia local, as 60 bolsas de estudo, no valor de 200 euros mensais durante 10 meses e a criação dos prémios de mérito para os alunos do concelho. A autarquia também vai substituir as coberturas em fibrocimento das escolas. Outro dos projectos é continuar a apostar no turismo promovendo a cultura e tradições de forma a atrair cada vez mais turistas.

Coruche não desiste do IC10 e do IC13

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido