uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Enfermeiros de Vila Franca de Xira exaustos e sem terem quem os substitua
Ordem dos Enfermeiros visitou o centro de vacinação de Vila Franca de Xira e diz que os profissionais estão exaustos (foto DR)

Enfermeiros de Vila Franca de Xira exaustos e sem terem quem os substitua

Presidente da câmara diz que críticas à forma como o processo de vacinação está a funcionar são injustas para os profissionais de saúde. Vai avançar campanha de vacinação ao domicílio e a Ordem dos Enfermeiros diz que os profissionais estão exaustos.

Todos os dias o centro de vacinação contra a Covid-19 que funciona no pavilhão do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, está a inocular entre 1.300 a 1.600 pessoas mas mesmo assim não há planos para abrir um segundo centro de vacinação no concelho.

A meta é ter 70 por cento da população vacinada até Setembro mas com um custo: o desgaste dos profissionais de saúde daquela unidade, que estão exaustos e à beira da ruptura, sem terem quem os possa render ou substituir em caso de doença. O alerta foi deixado pela secção sul da Ordem dos Enfermeiros numa recente visita ao centro de vacinação de Vila Franca de Xira. Só entre os dias 5 e 11 de Julho foram vacinadas 10.100 pessoas num ritmo que a Ordem classifica de “verdadeiramente estonteante”.

Das oito da manhã às dez da noite, de segunda-feira a domingo, funcionam oito gabinetes de vacinação no interior do pavilhão do Cevadeiro, onde estão 34 enfermeiros e um médico. Desde o início da vacinação e até 13 de Julho foram inoculadas em Vila Franca de Xira 90.543 pessoas, 58 mil apenas com a primeira dose.

O município promete disponibilizar meios humanos e logísticos ao Agrupamento de Centros de Saúde para que possa ser implementado um sistema de vacinação ao domicílio e está disponível para ajudar o agrupamento sempre que este precise de ajuda e a peça. “É isso que vamos fazer e tentar ajudar”, afirmou o presidente da câmara, Alberto Mesquita, na última reunião pública do executivo, onde foi questionado pelos vereadores da CDU sobre os problemas que têm sido sentidos naquele centro de vacinação.

Ainda que o funcionamento e coordenação do centro de vacinação não seja uma competência municipal, Alberto Mesquita diz não compreender as críticas dos utentes que, em alguns dias, são obrigados a esperar entre 3 a 4 horas em pé e ao sol, para poderem ser inoculados. Uma situação invulgar quando noutros dias praticamente não há filas. A complicar a situação esteve a decisão de permitir a quem quisesse ser vacinado sem marcação poder aparecer no centro.

O autarca diz que os comentários desfavoráveis são “injustos” para os profissionais de saúde que estão a dar o seu melhor e lembra que noutros concelhos a situação é tão ou mais complicada que em Vila Franca de Xira, ao mesmo tempo que diz não estar prevista a abertura de mais um centro de vacinação a sul do concelho.

Alberto Mesquita acredita que é possível melhorar o serviço que ali é prestado e coordenado pela Administração Regional de Saúde, que funciona com poucos enfermeiros e pessoal técnico face às necessidades. “Respondemos e colocámos no pavilhão todas as solicitações que o Agrupamento de Centros de Saúde nos pediu, incluindo material informático. Mas também é certo que temos tido muitas pessoas de fora do concelho que têm vindo a ser vacinadas aqui para evitar outros centros que também têm filas”, notou.

Enfermeiros de Vila Franca de Xira exaustos e sem terem quem os substitua

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido