uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto pioneiro em Abrantes está a mudar o ensino da informática
Manuel Valamatos com alguns dos alunos da disciplina durante a apresentação do projecto (foto DR)

Projecto pioneiro em Abrantes está a mudar o ensino da informática

Chama-se T_Code e está a revolucionar a forma como os mais novos contactam pela primeira vez com a linguagem digital. Através de equipamentos tecnológicos e em aulas divertidas e descontraídas, mais de quatro centenas de alunos dos terceiro e quarto anos das escolas do concelho de Abrantes aprenderam os primeiros passos na programação e automação. O projecto foi apresentado publicamente a 7 de Julho no Centro Escolar Maria Lucília Moita, na presença do secretário de Estado para a Transição Digital, André Azevedo.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, salientou que após três anos sobre a implementação do projecto uma das conclusões benignas a que se chega é que “os alunos ficam mais preparados para matérias como a matemática e o português”. Um benefício também destacado pela professora Maria João Galvão, que acrescentou que o T_CODE funciona como um estímulo para o desenvolvimento do raciocínio das crianças.

Muitos dos alunos que marcaram presença na apresentação não hesitaram em eleger esta disciplina como a favorita.“Foi uma óptima experiência, gostei muito porque me ensinou a mexer nos computadores, que vai ser preciso na vida futura”, partilhou o aluno do quarto ano, Guilherme Padinha.

O projecto envolveu este ano lectivo 13 escolas dos dois agrupamentos do concelho de Abrantes, num total de 27 turmas, 30 professores e quatro técnicos do Tagusvalley - Parque de Ciência e Tecnologia. Financiado exclusivamente pela câmara municipal, prevê-se que o T_CODE possa ser alargado no próximo ano lectivo aos alunos do segundo ciclo e de cursos profissionais.

Projecto pioneiro em Abrantes está a mudar o ensino da informática

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido