uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Agrária de Coimbra dá formação em áreas atuais e estratégicas para a sociedade
Escola Superior Agrária de Coimbra é um estabelecimento de ensino de referência nacional (foto DR)

Agrária de Coimbra dá formação em áreas atuais e estratégicas para a sociedade

Este estabelecimento de ensino superior confere formações a três níveis de estudo: Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas e Mestrados.

Quando se entra na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), as imagens sucessivas do verde, alamedas com árvores, linhas de água, vinhas, cavalos e vacas a pastar, painéis fotovoltaicos, tratores e alfaias agrícolas dão a certeza, a estudantes e visitantes, que se ESTUDA (N)A NATUREZA.

A Agrária de Coimbra dispõe de um espaço único dentro da cidade e alia atividades relacionadas com a produção vegetal e animal, transformação e conservação de alimentos, florestas e proteção do ambiente, à investigação e desenvolvimento, ao trabalho laboratorial e à partilha de saberes entre diferentes áreas científicas.

Este estabelecimento de ensino superior confere formações a três níveis de estudo: Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas e Mestrados. Os CTeSP, em particular, constituem-se uma mais valia na formação de quadros e são uma porta de entrada interessante para o ensino superior, nomeadamente para os estudantes de cursos profissionais, que agora têm também a possibilidade de ingressar numa licenciatura através de concurso especial, não necessitando de realizar provas de ingresso.

É uma escola de referência nacional em áreas tradicionais, como sejam a Agropecuária, a Tecnologia Alimentar e as Ciências Florestais, no entanto, foi-se adaptando no sentido de dar resposta às atuais e prementes questões da sociedade. São disso demostrativo a aposta nas áreas da Agricultura Biológica, Ambiente, Biodiversidade, Biotecnologia, Natureza, Ecoturismo, Enfermagem Veterinária e até mesmo da Gastronomia.

Destacam-se as valências em Agricultura Biológica, com cerca de 12ha de área certificada, a formação na área Florestal, com empregabilidade garantida, e a licenciatura em Turismo em Espaços Rurais e Naturais, que concretiza uma fileira de sucesso onde a natureza se alia a uma importante atividade económica do setor dos serviços.

Os estudantes da Agrária de Coimbra têm nesta Escola a possibilidade de pôr em prática o que vão aprendendo nas aulas teóricas, graças à existência, entre outras infraestruturas, de oficinas tecnológicas de laticínios e de hortofrutícolas, de diversos laboratórios equipados com a tecnologia mais avançada, bem como de uma superfície florestal de 23ha e uma área para a produção agropecuária com 84ha, incluindo 1300m2 de estufas.

Outra das vantagens de que podem usufruir é o acompanhamento por um corpo docente altamente qualificado, com envolvimento ativo em projetos de investigação aplicada, muitos deles internacionais; de uma forte ligação desta Escola à comunidade e ao tecido empresarial; e do estudo num “campus sustentável”, resultado de integrar o Programa Eco-escolas e do investimento em projetos de eficiência energética e de adoção de boas práticas comportamentais.

Com um universo de cerca de mil alunos, a Agrária de Coimbra também cativa os seus estudantes para uma vertente empreendedora. Impulsionados pela formação adquirida, são inúmeros os casos de sucesso de projetos de ex-alunos que estão no mercado, por conta própria ou em empresas e instituições, e que, depois, estabelecem parcerias, recebendo estagiários da instituição.

Nesta escola existem igualmente excelentes condições para a prática desportiva, sendo o Rubgy e o Karaté os desportos mais emblemáticos e que projetam o nome da Agrária de Coimbra além-fronteiras. Salienta-se ainda a equitação e a produção de cavalos que, desde sempre, constituiu uma forte referência da instituição na região e no país.

Os 134 anos da Agrária de Coimbra são vividos de forma intensa no dia a dia, preparando os estudantes para os desafios da tecnologia e da modernidade, condições essenciais para o seu sucesso no mercado de trabalho.

* Texto da responsabilidade da Direcção da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

Agrária de Coimbra dá formação em áreas atuais e estratégicas para a sociedade

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido