uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Taxa de desemprego diminui mas continua elevada

O desemprego está a descer na região, ainda que de forma muito ligeira, revelam os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com os concelhos de Vila Franca de Xira e Santarém a serem aqueles em que houve maiores descidas.

O desconfinamento e as ocupações sazonais na agricultura podem ajudar a explicar a queda dos números de forma generalizada nos últimos meses. Vila Franca de Xira tem agora 4.930 pessoas desempregadas inscritas no centro de emprego, menos 618 pessoas do que registava em Fevereiro. Um número mesmo assim bem superior ao que registava antes da pandemia (3.333). Em Santarém há menos 116 pessoas sem trabalho face a Fevereiro registando actualmente 1.453 inscritos naquele centro de emprego.

No que toca a outros concelhos, Benavente também desceu, tem hoje menos 20 pessoas inscritas mas continuam 1.142 à procura de trabalho. Outros concelhos que desceram foram Cartaxo (menos 67), Coruche (menos 85) e Salvaterra de Magos (menos 132). Em Azambuja o número de desempregados manteve-se inalterado entre Fevereiro e Julho continuando 649 pessoas sem emprego.

Tal como O MIRANTE já tinha dado nota, o número de beneficiários de subsídio de desemprego no país atingiu o valor mais alto desde 2015, com registo de 276.665 prestações de desemprego em Maio. O sexo feminino representava 58% dos beneficiários de prestações de desemprego e as faixas etárias mais afectadas situavam-se entre os 40 e os 59 anos. O valor médio do subsídio de desemprego foi de 523 euros por beneficiário.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido