uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Anabela Freitas quer habitação para todos e devolver o rio aos tomarenses
Melhorar as condições de habitação e a reabilitação da margem direita do rio Nabão são alguns dos projectos de Anabel Freitas se for reeleita presidente da Câmara de Tomar

Anabela Freitas quer habitação para todos e devolver o rio aos tomarenses

Presidente da Câmara de Tomar apresentou a sua candidatura anunciando as linhas mestras para o próximo mandato caso seja reeleita.

Anabela Freitas candidata-se ao terceiro e último mandato na liderança da Câmara de Tomar com novos objectivos e outros que dão seguimento a alguns dos projectos já iniciados no actual mandato. São disso exemplo a melhoria das condições de habitação no concelho e a reabilitação da margem direita do rio Nabão.

A candidata do PS discursou no auditório do Instituto Politécnico de Tomar, na manhã de sábado, 24 de Julho, onde estiveram presentes os candidatos às assembleias de freguesia, assembleia municipal, restantes candidatos à câmara municipal e Alexandra Leitão, enquanto representante do secretariado nacional do partido.

Em matérias de habitação social, Anabela Freitas destacou o trabalho significativo realizado nos últimos anos, acrescentando que além desta “é necessário alargar a habitação a custos controlados para que os jovens e trabalhadores de classe média possam trabalhar e viver em Tomar”. E nesse sentido, recorde-se, foi já assinado um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que antecipa cerca de 12 milhões de euros para investir na melhoria das condições de habitação no concelho.

Voltando-se para o Nabão, a candidata referiu que “os tomarenses merecem que o rio lhes seja devolvido” e anunciou que a reabilitação da margem direita tem já um financiamento assegurado de dois milhões de euros.

Sem esquecer o período pandémico em que vive o país Anabela Freitas sublinhou ainda que ao longo de 18 meses a autarquia parou muitos dos projectos que tinha em marcha para responder às necessidades das famílias, empresas, comércio, profissionais de saúde, restauração, taxistas, instituições e associações. A prioridade, vincou, “é e será sempre o combate à pandemia e aos seus efeitos sociais e económicos”.

Ainda sobre a saúde e a aceitação da transferência de competências, Anabela Freitas assumiu que irá assumir, em caso de reeleição, uma “postura de produzir políticas públicas para actuar no território”, nomeadamente através de uma radiografia ao concelho em matérias de patologias para que as respostas possam ser o mais adequadas possível.

Anabela Freitas disse ainda que Tomar se tem posicionado a nível nacional e internacional, não só “enquanto destino turístico de excelência”, mas com projectos pilotos e inovadores, como o “Smart City”, que promovem a coesão territorial e social e garantem acessibilidades aos serviços. Outra das ambições passa por dotar Tomar de uma maior infra-estrutura tecnológica esperando que até ao final do ano o concelho tenha uma cobertura de 85 por cento de fibra óptica e 100 por cento no início do próximo ano.

Anabela Freitas quer habitação para todos e devolver o rio aos tomarenses

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido