uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

PSD questiona Governo sobre poluição na ribeira da Boa Água

Deputados eleitos pelo distrito de Santarém querem saber que diligências estão a ser feitas para cessar a poluição no afluente do rio Almonda, em Torres Novas.

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém, em articulação com a Comissão Política de Secção do PSD de Torres Novas, questionaram o ministro do Ambiente sobre os problemas de poluição na ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda. Em comunicado lembram que já se passaram quatro anos desde a aprovação da resolução da Assembleia da República, que instava o Governo a adoptar medidas para a resolução dos problemas ambientais daquela linha de água.

A Fabrioleo, “empresa considerada a sua maior poluente supostamente terá a sua actividade encerrada”, mas referem na mesma nota, “segundo o testemunho de populares o espaço continua a ter movimentações”, havendo dias em que “continua a ser nauseabundo o cheiro que se sente nas povoações do Carreiro da Areia, Pintainhos e em toda aquela área do concelho de Torres Novas”.

O PSD lembra ainda que houve desenvolvimentos dos processos judiciais associados e que foi apresentada pela Associação de Defesa do Património de Torres Novas, tal como O MIRANTE deu nota, uma petição ao Parlamento Europeu, aceite e que pede que sejam efectuadas diligências junto do Estado para combater a poluição na ribeira.

Neste sentido, os deputados Duarte Marques, Isaura Morais e João Moura querem saber se o Ministério do Ambiente tem conhecimento de alguma actividade produtiva ou acessória na Fabrioleo e se tem sido feita monitorização da carga de efluentes e resíduos que se mantém no local, mais concretamente na ETAR que tem que ser demolida.

Perguntam ainda ao ministério tutelado por João Matos Fernandes se está a ser definida alguma estratégia ou plano de recuperação ambiental para o local e qual “o ponto de situação do problema ambiental na ribeira da Boa Água, que procedimentos, diligências ou medidas já tomou ou tem previstas adoptar”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido