uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cooperativa de habitação em Azambuja quer continuar a conquistar famílias
Joaquim Carvalho é presidente da direcção da Socasa, em Azambuja, desde 1998

Cooperativa de habitação em Azambuja quer continuar a conquistar famílias

A Cooperativa Económica de Habitação de Azambuja, conhecida por Socasa, conta com mais de 40 anos de actividade e centra-se na venda de habitação a preços mais baixos do que os que são praticados pelas empresas imobiliárias.

A Cooperativa Económica de Habitação de Azambuja, no bairro da Socasa, começou como uma solução para oferecer habitação mais barata aos moradores com menos recursos económicos do concelho, em 1976. Dois anos depois construíram as primeiras habitações perto da Escola Secundária de Azambuja, em terrenos que tinham sido cedidos pela câmara municipal.

Actualmente, a Socasa, nome pelo qual é conhecida na comunidade, é dona de vários imóveis e terrenos espalhados pelo concelho, mas só os vende a quem for filiado. No total, a cooperativa tem mais de um milhar de pessoas associadas, mas nem todas pagam as quotas. Desde que iniciou a sua actividade a Socasa já esteve envolvida na construção de 453 fogos. Joaquim Carvalho, presidente da direcção desde 1998, defende que a existência das cooperativas de habitação “é importante como contributo para chamar mais pessoas a viver no concelho”.

Com o início da construção das primeiras casas de habitação social por parte da autarquia a Cooperativa da Socasa deixou de se focar apenas na habitação social. Em 1998 começou a construção das moradias da chamada “Socasa Nova”, composta por imóveis destinados a pessoas com mais poder de compra.

No entanto, a cooperativa continua a tentar vender os imóveis a preços mais baixos do que os praticados pelas empresas imobiliárias. Joaquim Carvalho diz que a associação se mantém devido ao interesse dos sócios e da direcção em concluir os projectos que estão em curso em Azambuja e Vila Nova da Rainha, onde estão a ser construídas várias moradias, que foram vendidas antes de estarem concluídas.

Cooperativa de habitação em Azambuja quer continuar a conquistar famílias

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido