uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Equipa do Hospital de Santarém assistiu duas centenas de doentes em dois anos
A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Distrital de Santarém assistiu, em dois anos, mais de duas centenas de doentes (FOTO - HDS)

Equipa do Hospital de Santarém assistiu duas centenas de doentes em dois anos

Projecto do Hospital Distrital de Santarém conta com um médico e cinco enfermeiros e abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Santarém e Rio Maior.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém assistiu, em dois anos, mais de duas centenas de doentes, aos quais foram feitas quase 3.200 visitas domiciliárias. O balanço divulgado pelo hospital refere-se ao período entre Junho de 2019 e final de Maio de 2021.

Para a UHD são referenciados doentes que reúnam um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos e que estejam internados no HDS ou se tenham dirigido ao serviço de urgência, consulta externa, hospital de dia ou cuidados de saúde primários.

O coordenador da UHD, Yahia Abuowda, adianta que em 2020 os diagnósticos mais frequentes foram infecções urinárias, infecção respiratória, erisipela, abcesso amigdalino, endocardite e feridas infectadas. No mesmo ano 51 por cento dos doentes internados eram do sexo masculino, a média de idades situava-se nos 65 anos e a maioria residia no concelho de Santarém. O internamento mais curto durou 24 horas e o mais longo 32 dias.

A equipa do UHD, que conta com um médico e cinco enfermeiros, percorreu mais de 64 mil quilómetros entre os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Santarém e Rio Maior. Além desta equipa, esta valência conta com o apoio de seis médicos de prevenção, uma enfermeira chefe, serviço social, farmácia e de assistentes técnicos e administrativos.

Um inquérito por questionário, de natureza confidencial e anónima, enviado a utentes internados na UHD e seus cuidadores, revelou que a maioria dos inquiridos apresentam níveis elevados de satisfação nas dimensões avaliadas (qualidade/atendimento, continuidade de cuidados, acesso e segurança).

Equipa do Hospital de Santarém assistiu duas centenas de doentes em dois anos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido