uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Livro de Ana Silva ensina importância da alimentação saudável
Ana Catarina Silva é enfermeira há cerca de oito anos e decidiu escrever um livro infantil sobre bons hábitos alimentares

Livro de Ana Silva ensina importância da alimentação saudável

Ana Catarina Silva publicou livro infantil que ajuda os mais novos a compreender o que devem ou não comer. Incutir bons hábitos alimentares é fundamental para que tenham estilo de vida saudável.

Ana Catarina Silva é enfermeira e é apaixonada por crianças. Sempre teve o sonho de escrever um livro infantil sobre hábitos alimentares e a gravidez durante a pandemia, deu-lhe tempo para o concretizar. “Nini e Simão – A aventura da alimentação” foi publicado em Maio deste ano e fala sobre a importância de bons hábitos alimentares nas criança.

Segundo a enfermeira, estima-se que cerca de um terço das crianças portuguesas, entre os sete e os nove anos, tenham excesso de peso. Ana Catarina Silva pretende com este livro ajudar os mais novos, e os seus pais, a perceberem que tipo de alimentação devem ter e até a importância de beber água em vez de sumos, que possuem grandes quantidades de açúcares. “É fundamental que os mais novos tenham consciência do que é saudável comer e tomarem as suas próprias decisões”, explica.

O livro também aborda a importância de fazer exercício físico para combater a obesidade. “Quis escrever um livro infantil sobre alimentação porque há poucos livros sobre o assunto. E quis escrever de uma maneira leve, divertida, colorida e de maneira a que todos percebam a importância de comer bem, que é fundamental. Somos realmente o que comemos e com uma boa alimentação existe uma maior probabilidade de vivermos mais tempo e com saúde”, esclarece a enfermeira.

Ana Catarina Silva, 30 anos, licenciou-se em enfermagem na Escola Superior de Educação de Santarém, tirou duas pós-graduações, em Évora e Covilhã, e fez um mestrado em Leiria. Começou a trabalhar há cerca de oito anos como enfermeira na Santa Casa da Misericórdia da Golegã. Passado um ano ficou colocada no Hospital de Torres Novas, no serviço de Nefrologia e Hemodiálise. Natural da Raposa, concelho de Almeirim, mas a viver em Coruche, transferiu-se há cerca de um mês para o Hospital Distrital de Santarém.

Numa alimentação não podem faltar as hortícolas, os legumes assim como as proteínas, nomeadamente ovos e carnes magras, e os cereais com alto valor biológico. Também se pode comer carne de porco e vaca, as chamadas carnes vermelhas, mas não abusar porque têm mais gordura. Apesar de alguns peixes serem considerados gordos, são gorduras boas, ricas em ómegas, importantes para o organismo.

Pais mais preocupados com a alimentação

O seu filho, Simão, nasceu há cerca de um ano e Ana Catarina Silva espera poder ler-lhe a sua história para que o menino saiba desde cedo o que é importante comer e o que deve evitar, nomeadamente os fritos, os doces e as gorduras. “Começa a haver uma maior preocupação dos pais em darem uma alimentação saudável e variada aos filhos mas ainda há um longo caminho a percorrer. Existem pais que, com a falta de tempo para cozinhar, dão aos filhos a chamada ‘fast-food’ que faz muito mal”, lamenta, acrescentando que podemos comer um bocadinho de tudo desde que não seja todos os dias nem em excesso.

Ana Catarina Silva sugere que os pais envolvam as crianças enquanto confeccionam as refeições. Desta forma, garante, elas vão sentir maior interesse naquilo que vão comer e vão gostar de fazer as suas próprias escolhas.

Livro de Ana Silva ensina importância da alimentação saudável

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido