uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Victor Guia deu nome a rua da Azinhaga
Victor Guia não escondeu a emoção por a Câmara da Golegã ter decidido, por unanimidade, atribuir o seu nome à principal avenida da Azinhaga

Victor Guia deu nome a rua da Azinhaga

Homenagem ao actual presidente da Assembleia Municipal da Golegã, natural da Azinhaga, foi marcada pela emoção e pela presença de dezenas de amigos. Inauguração do Recanto do Lagarto Verde encerrou iniciativa.

Victor Manuel da Guia, antigo presidente da Junta da Azinhaga, vice-presidente da câmara e actual presidente da Assembleia Municipal da Golegã, dá o nome à principal avenida da Azinhaga, concelho da Golegã, que liga o centro da aldeia ao “Recanto do Lagarto Verde”, o mais recente ponto turístico inaugurado na quinta-feira, 22 de Julho.

A placa toponímica, que assinala o início da rua onde já foram plantadas cerca de meia centena de oliveiras para recordar o escritor José Saramago, nascido na aldeia, foi descerrada com a presença do presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

A mulher e a filha de Victor Guia, assim como dezenas de amigos, aplaudiram o momento simbólico que homenageia um homem que tem ajudado a desenvolver o concelho, e em particular a Azinhaga, no último meio século.

O MIRANTE marcou presença na iniciativa e ouviu rasgados elogios, sobretudo do presidente José Veiga Maltez, o primeiro a discursar. “É uma honra homenagear uma pessoa com um valor extraordinário e que não deixa ninguém indiferente; um homem que está na política para servir e não para se servir das pessoas. Essa é a grande diferença entre quem está no mundo da política com o sentido de missão e de melhorar a qualidade de vida da população, como é o caso do Victor Guia” sublinhou.

A decisão de atribuir o nome da rua a Victor Guia foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara, razão para o autarca, que esteve recentemente hospitalizado após uma operação para remover pequenos tumores na cabeça, aceitar a condecoração. “Nunca trabalhei para me atribuírem o nome a uma rua, mas perante uma câmara que é composta por três forças políticas e que aprova esta decisão não podia cometer a arrogância de declinar”, começou por dizer.

Victor Guia vincou que a maior homenagem que podem dar a um autarca é o voto de confiança quando o elegem para servir as populações. “O trabalho que tenho realizado e ajudado a realizar na Golegã e Azinhaga nunca teve o propósito de receber homenagens ou elogios. Fi-lo, e vou continuar a fazê-lo, porque é a missão da minha vida”, afirmou com emoção.

UM RECANTO RETRATADO POR JOSÉ SARAMAGO

Outro dos pontos altos da manhã foi a inauguração de um painel ilustrativo de azulejos, da autoria de Diogo Narciso, um filho da terra, que embeleza o “Recanto do Lagarto Verde”. O espaço ganhou fama porque José Saramago, Prémio Nobel da Literatura nascido na aldeia, terminou o livro “Pequenas Memórias” recordando o local e as vezes em que via o animal durante a infância. Reza a lenda que naquele sítio sempre existiram lagartos de grandes dimensões por ser uma zona onde existem muitas oliveiras.

José Veiga Maltez mostrou-se orgulhoso pelo facto de o concelho da Golegã ter uma história rica e com dezenas de figuras que são referências nacionais e internacionais. “Temos tudo o que os outros têm mas também temos tudo o que os outros não têm. Ainda bem que José Saramago partilhou com o mundo histórias deliciosas passadas neste espargal e no campo da Azinhaga”, referiu.

Victor Guia deu nome a rua da Azinhaga

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido