
Vila Franca de Xira não quer Linha do Norte esquecida
Concelho ribatejano alerta para a necessidade de revisão do material circulante e de melhorar os horários. Presidente do município avisa que o novo Plano Ferroviário Nacional é muito bonito mas não pode - nem deve - ficar na gaveta.
O novo Plano Ferroviário Nacional (PFN) apresentado pelo Governo à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) é muito bonito e interessante mas não pode ficar na gaveta, avisou na última semana o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
O autarca socialista lidera um concelho atravessado por uma saturada Linha do Norte e que há muito reivindica por obras, a criação de linhas adicionais e uma profunda revisão da cadência de passagem de comboios e melhoria do material circulante. “Parece-nos um plano interessante mas que não está acabado. Espero que efectivamente seja um plano com discussão na Assembleia da República e que através disso tenha força de lei”, afirma Alberto Mesquita, no balanço da reunião realizada na ANMP, onde se ficou a conhecer os contornos gerais do plano.
O novo Plano Ferroviário Nacional foi apresentado à ANMP para depois ser apresentado às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e, posteriormente, ser alvo de consulta e auscultação por parte dos municípios. “Esperamos que tal plano permita realizar a modernização e qualificação das linhas ferroviárias do país e em particular as que atravessam o nosso concelho beneficiando as populações e a sua mobilidade”, conclui Alberto Mesquita.
O Plano Ferroviário Nacional deverá estar pronto em Junho de 2022 ou, no máximo, em Junho de 2023, segundo o despacho conjunto dos ministros das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e do Ambiente, Matos Fernandes, publicado no início do mês.
O objectivo do plano é levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto e promover melhores ligações da rede ferroviária às infra-estruturas portuárias e aeroportuárias.
