uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A Viagem - 652 km de areias e céu
Fotógrafo Daniel Rodrigues tem exposição patente no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, no âmbito do Railfest

A Viagem - 652 km de areias e céu

Uma exposição do fotógrafo Daniel Rodrigues, que está patente no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, mostra um dos comboios mais compridos do mundo que ao longo de 24 horas atravessa o deserto do Sahara, na Mauritânia, perfazendo 652 km de areias e céu.

Viajar é um dos actos humanos mais completos e desafiantes. Exige coragem, curiosidade e uma infinita liberdade. Mais ainda naqueles casos de insólitas e desassombradas jornadas onde tudo é inaudito e nos exige a nudez absoluta dos sentidos.

É assim que se imagina a entrada no Iron Train, um dos comboios mais compridos do mundo (2,5 km de carruagens), que ao longo de 24 horas atravessa o deserto do Sahara, na Mauritânia, perfazendo 652 km de areias e céu.

Uma viagem que nos é apresentada pelo fotógrafo Daniel Rodrigues na exposição de fotografia de viagem “Comboio de Ferro” patente no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, no âmbito do Railfest.

Trata-se de um conjunto de fotografias que narra a vida ao seu nível mais cru: o embarque dos nómadas com os seus rebanhos de animais esquálidos; os viajantes em carruagens a céu aberto cobertos com mantas e panos procurando proteger-se das nuvens de poeira e das enormes amplitudes térmicas; a poeira dos minerais de ferro, carregados nas minas de Zouérat, que cobre tudo com um película de mistério; viajantes sentados em cima dos montículos negros; homens como mercadoria a partilhar o chá e o pão sob um sol tórrido – gestos de profunda resiliência e autenticidade.

Em papel mate a preto e branco estamos perante uma fascinante e severa viagem, que quase nos seduz a comprarmos o bilhete na estação de Nouadhibouh a caminho do imponente carril.

Enquanto não é possível poderemos fruir a experiência no Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento até 15 de Agosto, que viajará, de seguida, também ela para outros lugares: Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga (22 de Agosto a 30 de Setembro) e Casa de Artes e Cultura do Tejo (15 de Outubro a 30 de Novembro).

A Viagem - 652 km de areias e céu

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido