uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Lauro António disseca cinema negro no Museu do Neo-Realismo

Realiza-se de 1 de Setembro a 6 de Abril de 2022 uma masterclass de cinema no Museu do Neo-Realismo com o realizador Lauro António. Durante 26 sessões o cineasta irá debruçar-se sobre “O filme negro - um realismo social norte-americano”. A masterclass tem um custo de 20 euros para o público em geral e 10 euros para os trabalhadores do município e jovens até aos 25 anos. Também os maiores de 65 anos pagam 10 euros.

Desde 2017 que a Câmara de Vila Franca de Xira, através do Museu do Neo-Realismo, promove anualmente uma masterclass de cinema, subordinada à temática neorrealista, com base nas propostas cinematográficas apresentadas pelo realizador Lauro António, conhecido crítico, professor e realizador de cinema e figura conhecida no estudo e divulgação do cinema.

A masterclass é uma actividade que consiste na abordagem das ideias base do movimento neorrealista, neste caso através dos seus filmes mais significativos, incluindo a visualização dos mesmos com debates orientados presencialmente pelo realizador Lauro António.

“Esta iniciativa tem sido considerada extremamente interessante e relevante na análise do neorrealismo italiano e das repercussões que induziu no cinema português, em meados do século XX, ainda que em contextos históricos muito diferenciados e as masterclass realizadas até ao momento têm tido uma forte adesão por parte do público”, considerou a vereadora com o pelouro da Cultura, Manuela Ralha.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido