
Menção Honrosa do Prémio Joaquim Chissano entregue no Politécnico de Santarém
A Câmara do Comércio Portugal Moçambique (CCPM) entregou a Ivone Soares Selemane, uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Joaquim Chissano ALUMNI Estudante Moçambicano em Portugal 2021. A cerimónia decorreu a 6 de Julho no Instituto Politécnico de Santarém, entidade que tinha proposto a atribuição da Menção Honrosa.
A distinção destaca o percurso académico e profissional de excelência e singularidade assim como o contributo da galardoada para a valorização da “economia e sociedade moçambicana, bem como para cimentar a fraternidade entre os povos e culturas dos dois países.
Ivone Soares desenvolveu estudo com os investigadores Rui Moreira de Carvalho e Carlos Vieira sobre “mobile money” no alargamento da inclusão financeira na região do Niassa, no norte de Moçambique, desfavorecida em infra-estruturas, agências bancárias e telecomunicações de linha fixa.
Ivone Soares é activista dos Direitos Humanos e deputada da Assembleia da República de Moçambique, líder da Bancada Parlamentar da RENAMO. É também bloguista, colunista do Jornal Savana e escritora.
A cerimónia de entrega da Menção Honrosa incluiu visita aos serviços de Acção Social, Residência Andaluz e Escola Superior Agrária numa perspectiva assumida pela galardoada e o IPSantarém de se promover a cooperação entre os dois países, em particular, encontrar soluções de cooperação para que estudantes femininas moçambicanas, da região do Niassa, possam vir a estudar no Politécnico de Santarém.
