uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Concurso para pavilhão desportivo de Pernes não teve interessados

Câmara de Santarém vai lançar em breve novo procedimento revendo em alta o valor base

O concurso público para a empreitada de construção do pavilhão desportivo da Escola EB 2,3 - D. Manuel I, em Pernes, ficou deserto. O procedimento tinha um valor base de quase um milhão e meio de euros mais IVA e um prazo de execução de nove meses. A Câmara de Santarém, responsável pela construção do equipamento, quer lançar novo concurso ainda este mês de Agosto, possivelmente em reunião extraordinária do executivo e com o valor base revisto em alta, para tentar atrair empresas.

Na reunião do executivo de segunda-feira, 2 de Agosto, alguns vereadores lamentaram a situação, que leva a que o processo se arraste mais algum tempo. O vereador socialista Rui Barreiro chamou a atenção para a necessidade de adequar o caderno de encargos aos custos reais da empreitada, referindo que esse problema já não é de agora, tendo sucedido noutras empreitadas municipais.

Manuel Maia Frazão, vereador do PSD em substituição do presidente Ricardo Gonçalves, que se encontra de férias, concordou com a argumentação de Rui Barreiro. Sublinhou que alguma demora no lançamento do concurso e o encarecimento de algumas matérias-primas nos últimos tempos, como ferro, aço ou alumínio, fez com que os valores inscritos no caderno de encargos ficassem desactualizados.

A vice-presidente Inês Barroso, que conduziu a reunião, referiu que os serviços camarários têm vivido tempos de grande azáfama nos últimos tempos em termos de obras, “que implicaram um esforço muito grande de todos os técnicos”, mas notou que não houve nenhum atraso em relação ao lançamento do concurso para o pavilhão de Pernes. O que aconteceu é que foi necessário fazer algumas rectificações ao projecto, por causa dos balneários.

Inês Barroso reconheceu que o aumento de custo das matérias-primas verificado neste período de pandemia foi um factor importante para não haver interessados, lembrando que os projectos são feitos alguns meses antes do lançamento dos concursos e reflectindo os preços a essa data.

Este é um investimento há muito ambicionado e que vai servir a comunidade escolar de Pernes e a população em geral. Estima-se que o novo complexo desportivo possa estar concretizado no arranque do ano lectivo 2022/2023. O pavilhão vai ser implantado na zona onde se encontra o actual espaço desportivo polivalente da escola, único terreno disponível para construção no recinto escolar.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido