uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Hospital de Santarém lança campanha para aliviar triagem de casos não urgentes

Utentes triados na urgência hospitalar com pulseira verde ou azul vão passar a ser encaminhados para unidades de cuidados de saúde primários. Atendimento terá prazo máximo de um dia.

O Hospital Distrital de Santarém (HDS), em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, lançou a campanha “Pulseira verde ou azul” com o objectivo de sensibilizar a população, através de cartazes, a recorrer ao serviço de urgência hospitalar apenas em caso de doença urgente.

As duas entidades têm estado ainda a trabalhar num projecto paralelo que pretende que o doente não urgente fique com uma consulta agendada no próprio dia ou no dia seguinte na sua unidade de saúde. Este procedimento, em fase experimental, deverá tornar-se efectivo no concelho de Santarém, a partir de 3 de Agosto.

A presidente do conselho clínico do ACES Lezíria, Marília Boavida, considera que para este circuito ter êxito “é necessária a sensibilização dos utentes e profissionais de que se trata de um sistema de marcação simples e efectivo entre o hospital e o centro de saúde”.

A directora do departamento de urgência do HDS, Graça Amaro, lembra ainda que “os utentes menos urgentes, classificados segundo o modelo de Triagem de Manchester com a cor verde ou azul devem ser atendidos na sua unidade de cuidados de saúde primários”. Já por esse motivo, sublinha, o Ministério da Saúde implementou a isenção do pagamento de taxa moderadora na urgência hospitalar aos doentes que previamente se tenham deslocado a uma unidade de cuidados de saúde primários ou Linha de Saúde 24.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido