uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Santarém vai ser referência no Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai passar a ser uma das unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de referência para o Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero. Isto significa que vai analisar as amostras recolhidas no âmbito dos cuidados de saúde primários no sentido de detectar ou não a presença de vírus de alto risco do papiloma humano.

O programa destina-se a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, inscritas nos centros de saúde, refere Isabel Andrade, directora do Serviço de Anatomia Patológica do HDS, serviço que será responsável pela avaliação das amostras.

Nos casos em que a pesquisa é negativa esta será repetida de 5 em 5 anos. Nos casos em que a pesquisa for positiva, as utentes são encaminhadas para consulta hospitalar de Ginecologia do HDS, para acompanhamento médico.

Segundo a responsável, numa fase inicial, o HDS irá receber amostras provenientes de cinco concelhos do distrito - Santarém, Almeirim, Alpiarça e Cartaxo. Progressivamente, serão incluídas outras unidades, com o objectivo final de abranger todo o distrito.

O cancro do colo do útero é o sexto mais frequente nas mulheres europeias. Na região de Lisboa e Vale do Tejo são detectados anualmente cerca de 400 novos casos. Em Santarém foram registados, em 2018, 32 novos casos que correspondem a uma taxa de incidência bruta de 14,10/100 000.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido