uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Vieira consegue a melhor classificação olímpica aos 45 anos
João Vieira somou um diploma olímpico ao seu vasto palmarés. Nesta imagem de arquivo, com a medalha de vicecampeão do mundo, em Outubro de 2019

João Vieira consegue a melhor classificação olímpica aos 45 anos

Atleta de Rio Maior terminou os 50 quilómetros marcha no quinto lugar e é um caso raro de longevidade em alta competição.

O atleta João Vieira terminou na sexta-feira, 6 de Agosto, a prova de 50 quilómetros marcha dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 na quinta posição, a 1.20 minutos do vencedor, o polaco Dawid Tomala.

Aos 45 anos, o atleta de Rio Maior e vice-campeão do mundo da distância assegurou a sua melhor classificação olímpica de sempre, superando o 10.º lugar alcançado nos 20 quilómetros em Atenas2004, naquela que foi a primeira vez que concluiu a maior distância, à terceira tentativa. Em Sapporo, a cerca de 800 quilómetros de Tóquio, onde estão a ser disputadas as provas de atletismo de estrada, o marchador riomaiorense concluiu a prova em 3:51.28 horas, a 1.20 do vencedor.

“Vou continuar enquanto tiver força”

Em entrevista a O MIRANTE publicada em Outubro de 2019, pouco depois de se ter sagrado vice-campeão do mundo, perguntámos a João Vieira se os Jogos Olímpicos de Tóquio, então ainda marcados para 2020, seriam o ponto final da sua carreira de atleta de alta competição. E a resposta parecia premonitória: “Há uns tempos era assim que estava definido, mas neste momento já não. Quero fazer ainda mais um Mundial no mínimo. Quero ir até 2021, quando provavelmente será a última prova de 50km no panorama internacional. E a minha treinadora já fala em mais um... Tenho participações em onze campeonatos do mundo e vou continuar enquanto tiver força”.

João Vieira explicou também como se ocupa a cabeça durante uma prova de 50 quilómetros, que dura quase quatro horas, para convencer o corpo a não desistir. “O objectivo é não pensar em coisas negativas, pensar sim em coisas positivas, como na família ou em sucessos anteriores, e ter a cabeça focada naquilo que delineamos para a prova. Numa prova de 50km há muitas coisas para fazer, desde o abastecimento ao refrescar do corpo. Quando as coisas estão a correr bem não pensamos em muita coisa. Mas quando começam a correr mal vem muita coisa à cabeça...”, dizia.

João Vieira consegue a melhor classificação olímpica aos 45 anos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido