uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A verdade da cozinha tradicional no restaurante O Cantinho da Graça
Graça Cordeiro é a proprietária e cozinheira de um espaço bastante agradável para comer e conviver perto do Hospital de Santarém (foto DR)

A verdade da cozinha tradicional no restaurante O Cantinho da Graça

No restaurante “O Cantinho da Graça”, em Santarém, a ementa é muito variada, mas de um modo geral os pratos são da gastronomia tradicional.

A sugestão de cada dia é normalmente apresentada na página do facebook, quase sempre com fotografia e inclui enguias fritas, frango de cabidela, joaquinzinhos com açorda de ovas e os bifes à casa, à portuguesa ou de três pimentas.

A sala interior é luminosa e com mobiliários de cores alegres, com predomínio do azul. A decoração é feita com fotos, pinturas e objectos vintage. A esplanada é ampla. A simpatia e o sorriso da proprietária e cozinheira, Graça Cordeiro, são contagiantes. As normas de segurança são respeitadas.

O que ela apresenta aos clientes é aquilo que espera ter quando está na posição de cliente de outro restaurante. “Sou exigente. Dou atenção à ementa, à decoração, ao atendimento...e dou particular atenção à higiene do espaço. Uma das primeiras coisas que faço é ir à casa-de-banho porque aí consigo tirar todas as conclusões a esse nível”, explica.

Graça Cordeiro sempre gostou de cozinhar e, tanto no restaurante como em sua casa, quem manda na cozinha é ela. Diz que não faz as “avarias” que por vezes vemos fazer aos chef’s nos programas de televisão mas que sabe fazer bem.

“Como cozinheira tradicional não pratico muitas avarias, mas sou rápida e trabalho bem sob pressão. Nunca faço nada para despachar, mas sim para servir com qualidade e com a rapidez necessária. E tanto cozinho para poucas pessoas, como para muitas. Quando se faz um serviço para duas mil ou três mil pessoas, como já me aconteceu, e nos vêm dar os parabéns pela confecção da comida, está tudo dito”, sublinha.

Há trinta anos radicada em Santarém, Graça Cordeiro, diz adorar a cidade e sentir-se em casa. Classificando-se como pessoa simples, cumpridora, honesta e trabalhadora, confessa que apenas não gosta de algumas pessoas que “vivem das aparências”, tudo isto me faz sentir uma minoria. Refere também que Santarém tem potencial para ser uma grande e bonita cidade.

O Cantinho da Graça fica na Praceta Augusto Brás Ruivo, nº 4 traseiras, junto ao Hospital em Santarém. Funciona de segunda a sexta-feira das 07h00 às 19h00 e aos sábados das 07h00 às 15h00. Tem serviço de take-away.

A verdade da cozinha tradicional no restaurante O Cantinho da Graça

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido