uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Empresários debateram em Tomar os problemas do movimento associativo
Debate em Tomar contou com 92 participantes (foto DR)

Empresários debateram em Tomar os problemas do movimento associativo

Empresários de todo o país estiveram reunidos em Tomar para debater os desafios e problemas do movimento associativo. O encontro, não aberto ao público nem à comunicação social, decorreu na quarta-feira, 4 de Agosto.

Os 92 participantes estiveram na condição de empresários e não em representação das associações, o que lhes permitiu fazer uma análise e reflexão menos comprometida sobre os temas em debate.

António Saraiva, Pedro Ferraz da Costa, Luís Miguel Ribeiro, José António Barros, José Eduardo Carvalho e Jorge Santos foram alguns dos intervenientes da sessão. Participaram também empresários da nova geração ligados ao sector tecnológico e sem qualquer experiência associativa.

A conferência iniciou-se com uma citação do economista Ricardo Reis em que salienta que os “últimos 21 anos foram o período de pior desempenho do crescimento económico do país, em mais de um século”, solicitando-se a seguir que houvesse humildade em reconhecer as responsabilidades de todos em tal "desastre geracional".

Interrogações sobre se o associativismo empresarial soube exigir políticas económicas adequadas ao crescimento económico, ou se as suas acções e propostas tinham ido ao encontro do aumento de competitividade e de melhoria de qualidade de gestão das empresas foram o mote para a abordagem dos temas que estiveram em debate. O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, participou no encerramento da sessão debruçando-se sobre os desafios para a economia portuguesa em 2021/2022.

Empresários debateram em Tomar os problemas do movimento associativo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido