uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo com bênção dos campos e mostras etnográficas
O cortejo etnográfico é um dos exlibris das festas de Coruche

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo com bênção dos campos e mostras etnográficas

Conjunto de iniciativas para assinalar tradição em Coruche decorre até 18 de Agosto.

Pelo segundo ano consecutivo as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, realizam-se em formato limitado devido à pandemia de Covid-19. De 6 a 18 de Agosto há um diversificado programa que marca a vida social, cultural e religiosa de Coruche. O presidente da Câmara de Coruche, o Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e o presidente da Comissão de Festas de Coruche não escondem o sentimento de decepção mas depois de reunirem concluíram que, no âmbito das recomendações e directrizes da Direcção Geral de Saúde (DGS) e do Governo, não estão reunidas condições para a realização das festas no modelo tradicional.

Desta forma, não se vão realizar actividades em espaços abertos, vias públicas ou espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, nomeadamente desfiles e festas populares, manifestações folclóricas, entre outras. De 6 a 14 de Agosto realizam-se as novenas em honra de Nossa Senhora do Castelo condicionadas pelas imposições da Igreja e da DGS. Entre os dias 12 e 15 de Agosto a imagem de Nossa Senhora do Castelo, padroeira de Coruche, vai andar em visitação pelo concelho, em vez de se realizar a tradicional procissão religiosa. A 15 de Agosto o itinerário da imagem da Santa realiza-se na vila e zonas limítrofes terminando com a cerimónia da bênção dos campos, na esplanada do Castelo.

De 14 a 18 de Agosto realiza-se um percurso expositivo alusivo ao cortejo histórico e etnográfico na vila de Coruche, com dez quadros etnográficos alusivos às tradições das freguesias do concelho. Segundo informação da organização, os quadros pretendem recordar a grandiosidade da festa, da componente religiosa à profana, assim como o cortejo enquanto um dos ex-libris das festas. Entre 14 de Agosto e 12 de Setembro está em exibição a exposição fotográfica “50º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Coruche”, na frente ribeirinha, na Avenida Luís de Camões.

A 17 de Agosto comemora-se o Dia do Município e do Campino. Pelas 17h00 é inaugurado o memorial em homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche para assinalar o seu 50º aniversário. A sessão realiza-se no Parque do Sorraia. Pelas 18h00 decorre uma corrida de toiros, na praça da vila, que será abrilhantada pela banda da Sociedade de Instrução Coruchense. “A Lezíria a Gostar dela Própria – Histórias de Vida” é o nome do espectáculo de cinema e performance que está marcado para as 21h30, no Pátio do Museu Municipal de Coruche, e vai contar com as presenças do realizador Tiago Pereira e o músico Sílvio Rosado.

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo com bênção dos campos e mostras etnográficas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido