uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Florista Primavera do mercado de Coruche abriu há 45 anos com flores do campo
Maria José Oliveira é um rosto conhecido do mercado de Coruche (foto DR)

Florista Primavera do mercado de Coruche abriu há 45 anos com flores do campo

Maria José Prates Oliveira começou a vender no mercado de Coruche há 45 anos.

Maria José Prates Oliveira começou a vender no mercado de Coruche há 45 anos. A sua primeira loja foi a que tem porta para a rua e que vende flores. Chama-se Florista Primavera e no início as flores que ali vendia eram apenas flores do campo, muito diferentes das que tem hoje.

Às flores, começou por acrescentar hortaliças da sua horta. E depois outros produtos que eram procurados pelas pessoas. Hoje, para além da Florista Primavera tem mais duas bancas no mercado. Uma de frutas e legumes e outra onde vende queijos e enchidos, mel, vinho e bolos caseiros, nomeadamente os afamados Campinos e o Bolo Branco. À sexta-feira e ao sábado também comercializa carnes frescas.

A maior parte dos clientes são habituais. Fidelizaram-se ao longo dos anos. Alguns fazem encomendas semanais. Há também muitos clientes ocasionais, alguns dos quais vão recomendados por amigos. Nesta altura de Verão muitos emigrantes de férias vão ali abastecer-se de produtos tradicionais para levarem consigo.

Às sextas-feiras e sábado, dias de maior azáfama, Maria José Prates Oliveira desdobra-se pelas bancas e pela loja. Por vezes o ‘vizinho’ das Loiças Catita, o senhor Caetano Catita, que foi bombeiro durante 35 anos, ajuda a gerir os tempos de espera da clientela entre uma e outra banca. Com a boa disposição que a torna muito requisitada pelas clientes, a vendedora brinca e diz que: “O segredo do sucesso é a alma do negócio”. E o segredo é, segundo explica, privilegiar os produtos de proximidade e nunca prescindir da qualidade.

A dona da Florista Primavera não esconde que as flores são o que lhe dá mais prazer e o sorriso ilumina-se quando fala com orgulho dos muitos trabalhos florais e das muitas ocasiões para as quais são requisitados.

Aos 61 anos, Maria José Prates Oliveira, confessa que está sempre a pensar no que mais fazer para melhorar cada uma das áreas a que se dedica. Quer evoluir sempre para manter a confiança dos clientes e continuar a merecer a sua preferência.

O Mercado de Coruche, na Rua 5 de Outubro, funciona de segunda a sexta-feira das 07h00 às 13h00 e aos sábados abre uma hora mais cedo. A Loja que dá para a rua encerra só às 21h00.

Florista Primavera do mercado de Coruche abriu há 45 anos com flores do campo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido