Passagem sobre a Linha do Leste e Beira Baixa foi anunciada há doze anos
No dia 24 de Agosto de 2009 a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paulo Vitorino, anunciou durante uma visita ao Entroncamento, que o projecto de construção de uma passagem superior sobre a linha do Leste e da Beira Baixo, que eliminaria a única passagem de nível ainda existente na cidade (em 2003 tinha sido inaugurado o viaduto sobre a linha do Norte), já estava aprovado e que a obra, que custaria 3,2 milhões de euros, seria consignada no ano seguinte.
Recordo, socorrendo-me da notícia de O MIRANTE, o que ela disse: “A eliminação das passagens de nível tem sido uma das bandeiras da Refer. De 2005 a 2009 foram intervencionadas 560 passagens de nível em todo o país. A única que ainda sobeja na linha da Beira Baixa, aqui no Entroncamento também vai ser eliminada.
Passados 12 anos constata-se que a obra anunciada nunca andou, ao contrário da carreira política de Ana Paula Vitorino que é imparável. Desde aquela altura foi deputada, ministra do Mar e agora é presidente do conselho de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.
Promessas como a da construção da passagem superior sobre a Linha do Leste e da Beira Baixa no Entroncamento são às centenas e O MIRANTE tem dado conta de inúmeras aqui no distrito de Santarém. Governantes, autarcas, administradores de serviços e de empresas do Estado mentem diariamente aos cidadãos e indignam-se e ameaçam quando lhes chamam aldrabões, mas esta é a nossa triste realidade.
Rui Ricardo