uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Outubro regressa em VFX e obriga a mudar centro de vacinação
Feira de Outubro deverá regressar este ano ao pavilhão do Cevadeiro ainda que em moldes diferentes, com menos artesãos e controlo de entradas

Feira de Outubro regressa em VFX e obriga a mudar centro de vacinação

Município acredita ser possível trazer de volta a tradicional Feira de Outubro ainda que sem esperas de toiros. Presidente diz que a comunidade precisa rapidamente de voltar à normalidade.

Se não houver surpresas desagradáveis nos números da pandemia depois do Verão, Vila Franca de Xira quer avançar com o regresso da tradicional Feira de Outubro, ainda que em moldes diferentes do passado.

O presidente do município, Alberto Mesquita, diz que o executivo está a trabalhar no sentido de ter na cidade o regresso da Feira de Outubro, ainda que apenas na vertente da feira e do salão de artesanato, sem esperas de toiros pelas ruas nem as habituais diversões. Também o funcionamento dos restaurantes das associações está a ser equacionado.

O autarca diz-se mais optimista hoje do que há uns meses face à evolução pandémica e acredita que, apesar das dificuldades, tem esperança que venha a ser possível realizar a feira. Na última semana já foram realizadas duas reuniões de trabalho sobre o assunto, para que a feira “avance como se fosse uma situação o mais normal possível”, assegura o autarca.

Um dos desafios passa por relocalizar o centro de vacinação que actualmente funciona no pavilhão do Cevadeiro, espaço habitualmente usado para o salão de artesanato. “Estamos a trabalhar no sentido de tirar dali o centro de vacinação e escolher um local alternativo no concelho para o colocar. Isso é uma operação que se faz rapidamente. O desafio é saber se os feirantes ainda estão interessados em vir e se os artesãos querem estar em VFX como era habitual”, afirma.

Em cima da mesa está a possibilidade do centro de vacinação passar a ocupar um outro pavilhão municipal no concelho, possivelmente em Alverca.

Cancelamento criticado no ano passado

Outra das necessidades, caso a feira avance, será criar condições de controlo de acessos para limitar a quantidade de visitantes em simultâneo no interior do espaço ou a necessidade de apresentação de certificado digital de vacinação. “Tudo dependerá das notícias que venham depois do Verão. Se a libertação se mantiver vamos poder divertir-nos novamente na feira e voltar a alguma da normalidade do passado”, espera Alberto Mesquita.

O ano passado o cancelamento da feira foi criticado por vários comerciantes da cidade, que defenderam que a feira deveria ter acontecido, ainda que em moldes diferentes do habitual. Também a oposição no executivo criticou a decisão de cancelar a feira. A recente intenção do autarca em avançar com a feira este ano está a ser encarado com optimismo pela comunidade.

Feira de Outubro regressa em VFX e obriga a mudar centro de vacinação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido