uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ana Sofia Costa cumpre sonho e está nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Ana Sofia Costa foi qualificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio e já está no Japão

Ana Sofia Costa cumpre sonho e está nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Jovem tetraplégica de Fátima vai competir na modalidade de Boccia.

Ana Sofia Costa, atleta do Centro João Paulo II de Fátima, concretizou o sonho de participar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, na modalidade de Boccia. Os Jogos Paralímpicos realizam-se entre 24 de Agosto e 5 de Setembro. A jovem, de 25 anos, é tetraplégica e foi a primeira atleta do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, em Fátima, a participar em provas internacionais de Boccia.

Ana Sofia, que pratica a modalidade há cerca de dez anos, começou a ser chamada à selecção nacional de Boccia em 2018 e já participou em provas internacionais no Canadá, Itália e Finlândia. A seu lado tem Celina Lourenço, 40 anos, sua parceira de competição e funcionária do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II.

Devido à incapacidade física de Ana Sofia, que não consegue utilizar as mãos nem os pés, Celina tem que treinar e participar em todas as provas. Antes de ser chamada à selecção nacional treinavam três vezes por semana. Agora treinam duas vezes por dia, todos os dias. O treinador David Henriques diz que se é para competir a sério tem que se treinar muito para os resultados aparecerem.

O Boccia joga-se com 13 bolas, seis vermelhas, seis azuis e uma branca. O objectivo é tentar aproximar o maior número de bolas da bola branca. Este desporto foi criado para pessoas com deficiência, para que pratiquem uma actividade física.

Ana Sofia Costa cumpre sonho e está nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido