uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Inês Henriques prepara final da carreira na alta competição
Inês Henriques

Inês Henriques prepara final da carreira na alta competição

Atleta de Rio Maior foi recordista mundial e campeã da Europa dos 50 km de marcha e agora está apostada em concentrar-se na sua carreira de enfermeira. Inês Henriques pode não acabar totalmente com a carreira desportiva uma vez que ainda equaciona a participação nos Jogos Olímpicos de Paris.

A atleta de Rio Maior, Inês Henriques, está a preparar o final da carreira desportiva de alta competição para começar a apostar na sua carreira de enfermeira. A despedida não será imediata uma vez que ainda está a analisar se vai competir para ir aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A novidade foi dada pela própria a 13 de Agosto, dia em que fez quatro anos que conquistou o recorde mundial nos 50 km de marcha, no Campeonato do Mundo de Atletismo em Londres (Inglaterra).

Um ano depois a marchadora conquistou também a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Berlim (Alemanha). Inês Henriques, de 41 anos, conta que na sexta-feira, 13 de Agosto, foi ao encontro do seu treinador, Jorge Miguel, e lhe deu um abraço especial pela lembrança da conquista do recorde mundial. “Dê cá um abraço que hoje é o nosso dia”, disse para o treinador.

“Sempre trabalhámos em equipa e as decisões sempre foram tomadas a dois tendo em conta a minha carreira desportiva e o melhor para ambos. Reunimos e achamos que está na hora de começar a fazer a transição da atleta para a enfermeira de modo a que o impacto psicológico seja o menor possível uma vez que é sempre um momento difícil de enfrentar, mas que é inevitável”, refere a marchadora do Clube de Natação de Rio Maior.

Inês Henriques foi a primeira campeã do Mundo dos 50 Km marcha atlética feminina com recorde homologado oficialmente e foi campeã da Europa da mesma distância, título conquistado em Agosto de 2018. A atleta nasceu em Santarém, a 1 de Maio de 1980, mas a sua verdadeira terra, aquela que dá sempre como referência, é Estanganhola, em Rio Maior, onde a família vivia.

Começou a praticar atletismo na escola e teve sempre como treinador Jorge Miguel, o treinador dos campeões de Rio Maior. A primeira vez que fez 50 quilómetros a pé, foi a andar normalmente, numa peregrinação, desde a sua terra até Fátima. Em entrevista a O MIRANTE dizia, com graça, que demorou cinco horas, um tempo muito superior às 4 horas, cinco minutos e cinquenta e seis segundos do seu recorde mundial de Agosto de 2017. Inês Henriques foi distinguida com o Prémio Personalidade do Ano atribuído por O MIRANTE em 2018.

Inês Henriques continua a lutar pela inclusão da prova feminina dos 50 quilómetros de marcha nas principais competições a nível mundial. A atleta está neste momento à espera da decisão, que deverá chegar no final do ano, em relação à prova olímpica de marcha em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris. Com o fim da prova masculina de 50 quilómetros, fala-se agora na possibilidade de incluir os 35 quilómetros para ambos os géneros. A atleta vive um dia de cada vez e vai iniciar a nova temporada de treinos para tomar decisões sobre a sua carreira desportiva.

Inês Henriques prepara final da carreira na alta competição

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido