uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sem trabalho e humildade a beleza vale zero
Natural de Santarém, Martim Canavarro foi convidado para ser modelo da marca internacional de Calvin Klein

Sem trabalho e humildade a beleza vale zero

Natural de Santarém, Martim Canavarro tem 17 anos, foi manequim da marca Calvin Klein e estreou-se no cinema com um filme que está a ter boa aceitação no estrangeiro. Sabe que é bonito, mas aprendeu que só se alcança o que se quer com trabalho, dedicação e humildade. O jovem que joga futebol no União de Almeirim, que tem namorada há dois anos e meio, quer ser feliz em Santarém, por ser uma cidade calma e segura.

Martim Canavarro estava a caminho da explicação de Físico-Química quando lhe ligaram da agência de modelos onde está inscrito para lhe dizer que a Calvin Klein estava interessada em tê-lo como modelo. O convite surgiu há cerca de um ano e o jovem de Santarém, de 17 anos, aceitou e não esconde o orgulho, por ser uma marca de roupa que usa e considera-la uma das mais conceituadas do mundo. Pelo que fazer parte da campanha foi o que chama de privilégio. A sessão fotográfica decorreu este ano na África do Sul durante três dias e Martim foi acompanhado pela mãe.

O jovem entrou no mundo da moda por acaso quando, aos 12 anos, desafiaram a mãe a inscrevê-lo numa agência de moda. Começou por fotografar para catálogos para roupa de crianças até que chegou agora o seu primeiro trabalho internacional. Há cerca de três anos integrou o elenco do filme “O Último Banho”, uma longa-metragem luso-francesa, cuja acção se desenrola em Lisboa e no Porto. O filme, do realizador David Bonneville, estreou este ano no Festival de Tóquio (Japão), integrou a selecção oficial do Mostra de São Paulo (Brasil) e obteve uma nomeação para o Ingmar Bergman Award, no Festival de Cinema de Gotemburgo (Suécia).

Martim Canavarro contracenou com Anabela Moreira, Margarida Moreira e Miguel Guilherme. Foi a sua única experiência na representação e confessa que trabalhou muito para dar o seu melhor. “O realizador deu-me formação em representação para me preparar para o filme e aprendi muito com os actores mais experientes. Quando me diziam que eu estava a fazer bem achava sempre que podia fazer melhor”, conta.

O jovem, loiro e de olhos verdes, afirma que ser bonito pode ajudar, mas não é o mais importante. “Se não tivermos qualidade e não soubermos fazer o nosso trabalho a beleza não vale de nada. Sem dedicação, trabalho e humildade não vamos a lado nenhum”. Na moda também é preciso aprender muito, realça, pelo que é preciso estar-se disposto a aprender todos os dias mais um pouco para se chegar onde se quer. “Mais importante do que a beleza exterior é, sem dúvida, sermos bonitos por dentro”, sublinha.

Martim Canavarro adorou a experiência no cinema e não fecha as portas à representação, mas confessa que quer trilhar uma sólida carreira no mundo da moda. Na sua opinião, ser agenciado é fundamental para conseguir oportunidades de trabalho. O jovem que vai para o 12º ano, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, quer conciliar a moda com um curso superior porque sabe que a vida de manequim não dura para sempre. Ainda está indeciso sobre que área quer seguir.

Faz falta uma praia para dinamizar zona ribeirinha de Santarém

Martim Canavarro gostava de viver um ano no estrangeiro e conhecer o mundo, mas pretende continuar a viver em Santarém. Tem namorada há cerca de dois anos e meio e garante que ela não é ciumenta e apoia-o na carreira de manequim. “Recebo muitas mensagens, é verdade. Se forem mensagens de apoio e carinho respondo a todas. Se for outro tipo de mensagens, mais atrevidas, nem ligo e apago. A confiança é a base de qualquer relação e nós confiamos um no outro”, diz.

Aos 17 anos ainda não tem carta de condução. Ou é a mãe que o leva ou vai de comboio para Lisboa. É em Santarém que quer constituir família e viver, por ser uma cidade calma e segura. Lamenta a falta de comércio e diz que uma praia fluvial no rio Tejo, aproveitando toda a zona ribeirinha, seria óptimo para desenvolver o turismo. “A praia fluvial de Coruche está espectacular e poderia ser replicada na Ribeira de Santarém. Iria trazer muitos turistas”, defende.

Nos tempos livres gosta de estar com a família, os amigos e a namorada. Joga futebol no União de Almeirim, uma paixão de criança. Gosta de andar de bicicleta e jogar no computador. O seu sonho é ser feliz, conseguir alcançar sucesso em qualquer trabalho que tenha e constituir uma família feliz.

Sem trabalho e humildade a beleza vale zero

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido