uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Santarém deve dar mais atenção a quem reclama...seja onde for

No actual mandato autárquico (2013-2017) as queixas de munícipes de Santarém, registadas no Portal da Queixa, aumentaram mil por cento. Os dados são daquela organização e a média nacional de aumento de reclamações foi de 392%.

Os principais motivos de reclamação dos munícipes estão relacionados com Infra-estruturas, Serviços e Ambiente, revela uma análise focada nas queixas dirigidas às 18 câmaras municipais das capitais de distrito do país. Segundo o responsável por aquele site há mais reclamações nos maiores centros urbanos e são também mais em função do poder de compra do concelho e do nível de instrução dos seus habitantes. Ou seja, aumentam em função do grau de desenvolvimento das populações.

Santarém está a meio da tabela com 19 reclamações de 2017 a 2021 e há concelhos como Vila Real, por exemplo, onde não foi registada uma única reclamação. Mas há algo que desperta a atenção. A taxa de resposta da Câmara de Santarém é de apenas 17,20 por cento e a taxa de solução foi de 17,9 por cento. Em Lisboa e Porto a taxa de resposta é de 100 por cento e aqui ao lado, em Leiria, é de 83,30%.

Embora nem todas as pessoas insatisfeitas recorram ao Portal da Queixa, era bom que a Câmara de Santarém desse mais atenção a quem o faz. Era uma prova de que está interessada no que os munícipes têm para dizer.

Jorge Manuel Pereira Gomes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido