uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ter de pagar IRS de reforma que é do estrangeiro

Bem fazem os que não querem trabalhar. Comecei aos oito anos porque o meu pai me obrigava. Hoje tenho 85 anos e ainda trabalho mas vou dar-vos um conselho: Não façam como eu porque quanto mais trabalharem mais vos roubam. Trabalhei em Portugal até aos 35 anos e descontei pouco tempo para a Segurança Social. Depois emigrei e estive 30 anos em França, até à reforma.

Voltei para Portugal mas fazia o meu IRS em França. Diziam-me que não tinha direito a pagar porque não atingia o suficiente para pagar. A minha Segurança Social continua em França. Fui à Segurança Social em Portugal para saber se tinha direito a alguma coisa. Responderam-me que não tinha direito a nada porque era reformado do estrangeiro. Não tenho um cêntimo em Portugal e o Estado não me dá um cêntimo para nada. No entanto, agora tenho que pagar quase 700 euros de IRS da minha reforma, que vem do estrangeiro.

Gostava que alguém me explicasse por que razão tenho de pagar daquilo que descontei em França. Será para sustentar aqueles que passam o dia nos cafés e que nada fazem? Por isso, deixo um conselho: não trabalhem porque já não têm nada a fazer. E ainda tive dois irmãos em lares, dos quais me ocupei deles e pagava-lhes alguns medicamentos e outras contas. Além disso, fui eu que lhes paguei o funeral, mas isso não conta porque foi das minhas economias que saiu. Obrigado ao Estado Português!

António Silvério Garcia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido