uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Jovens de VXF marcam vacinação mas não aparecem e há vacinas desperdiçadas

Nos últimos dias tem sido lançado um número significativo de senhas digitais para a vacinação contra a Covid-19 no concelho de Vila Franca de Xira, na modalidade “Casa Aberta” para os jovens, mas o seu levantamento tem ficado aquém do expectável.

Nos últimos dias tem sido lançado um número significativo de senhas digitais para a vacinação contra a Covid-19 no concelho de Vila Franca de Xira, na modalidade “Casa Aberta” para os jovens, mas o seu levantamento tem ficado aquém do expectável. A directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Sofia Theriaga, reconhece que há vacinas que estão a ser desperdiçadas e a situação tem criado problemas logísticos. Por isso apela aos utentes para que cumpram com os compromissos de vacinação e, especialmente os jovens, que não adiem a toma da vacina para os primeiros dias de Setembro.

Sofia Theriaga explica que o centro de vacinação de Vila Franca de Xira tem uma capacidade para 1.300 utentes diários, mas nas últimas semanas têm sido vacinadas cerca de mil pessoas. As autoridades de saúde querem incentivar os jovens a serem vacinados e pedem para que não embarquem nas teorias do negacionismo, para não acreditarem em tudo o que lêem nas redes sociais e que tomem a decisão socialmente responsável de serem vacinados. Para a directora as férias de Agosto não estão a ajudar e há muita gente que não aparece às marcações.

Em Vila Franca de Xira os grupos etários mais jovens são aqueles onde há uma menor percentagem de utentes com vacinação completa. Os números estão sempre acima de 80% dos 50 aos 80 ou mais anos, mas apenas nos 62,58% nos utentes dos 25 aos 49 anos, nos 31,59% dos 18 aos 24 anos e 0,91% dos 12 aos 17 anos. Desta última faixa etária 7,98% dos jovens já tomou uma primeira dose. A modalidade Casa Aberta para os jovens tem um sistema de senhas digitais que permite evitar filas e esperas. O centro de vacinação do pavilhão do Cevadeiro funciona das 16h00 às 20h00.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido