
Morreu ex-presidente dos SMAS de Vila Franca de Xira
Francisco do Vale Antunes, ex-vereador e presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, morreu na manhã de 17 de Agosto, aos 72 anos, vítima de cancro. O ex-autarca combatia a doença há vários anos e estava internado no Hospital Vila Franca de Xira.
Adorava a política e encarava-a com espírito de missão. Foi vereador na Câmara de Vila Franca de Xira, sob a liderança de Maria da Luz Rosinha, tendo também passado pela assembleia de freguesia do Sobralinho e a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. Era um autarca discreto que se confessava apaixonado pela política.
Nasceu na Carvalha, uma aldeia da freguesia de S. Tiago dos Velhos, concelho de Arruda dos Vinhos, mas ainda menino foi para Vila Franca de Xira. O pai era operário fabril na Macol e a família foi viver para o actual bairro do Torrão. Trabalhou ao balcão da mercearia da D. Amélia e ajudou a fundar o Clube Recreativo do Torrão. Foi mobilizado para o Ultramar em 1972 e chorou quando soube a notícia, mas aproveitou a passagem por Angola – onde aprendeu a cheirar a canela – para se envolver num projecto pedagógico: ensinar camaradas a ler e a escrever.
Pertenceu aos Serviços Secretos do Exército. Deixa dois filhos e era uma pessoa exigente consigo própria e que gostava de responsabilidade e honestidade. Numa entrevista a O MIRANTE em 2010 dizia ser sempre o exemplo de assiduidade, pontualidade e responsabilidade. “Não gosto do show off. Gosto de me levantar de manhã, olhar para o espelho e sentir que sou o mesmo Vale Antunes com nove anos, que tinha projectos e desejos de formação pessoal que nunca devem ser dados como atingidos”, dizia.
