uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Festival Materiais Diversos está de volta com mais de 50 artistas

Décima primeira edição regressa a Minde, Alcanena e Cartaxo com dança, música, teatro, conversas que pensam o ambiente e muitas outras actividades.

O Festival Materiais Diversos (FMD), que decorre de 5 a 17 de Outubro em Minde, Alcanena e Cartaxo, vai contar na sua décima primeira edição com 26 actividades, desde a dança à música e ao teatro e vai reunir mais de meia centena de artistas. A programação foi apresentada aos jornalistas na terça-feira, 24 de Agosto, numa conferência de imprensa online, pela directora artística do festival, Elisabete Paiva.

“A programação é construída com base numa leitura de projectos de artistas que nos chegam e querem trabalhar connosco”, começou por afirmar a directora artística explicando que o festival pretende ser dinamizador de três concelhos caracterizados pelo “sucessivo despovoamento”.

Este ano o certame tem como lema “repara, cuida, partilha” e apresenta vários projectos internacionais como o de Marcelo Evelin, que vai produzir um filme de raiz em colaboração com Fernanda Silva e o realizador Danilo Carvalho, a partir da figura emblemática da onça-pintada, um mamífero em extinção.

No teatro, um dos destaques é a peça com música ao vivo, “Palmira”, de Anabela Almeida e Sara Duarte, em que duas mulheres questionam o que é ser homem e ser mulher. A estreia acontece a 8 de Outubro, na Galeria José Tagarro, no Cartaxo.

Uma das muitas conversas vai-se fazer acompanhada de uma caminhada com pessoas das áreas da criação, da programação e da produção, num projecto da artista chilena investigadora, criadora e docente, Carolina Cifras, com a colaboração de Ana Trincão.

Além de “Ruído Rosa”, uma experiência corporal de tensão entre pólos não opostos proposta pela investigadora Alina Ruiz Folini que será apresentada a 9 de Outubro no Centro Cultural do Cartaxo, o festival apresenta mais três estreias e uma antestreia. Uma delas vai acontecer a 8 de Outubro na Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, com o espectáculo “O Estado do Mundo (Quando Acordas)”, criação de Inês Barahona e Miguel Fragata, da companhia Formiga Atómica.

Também o Teatro do Frio, que tem vindo a desenvolver com jovens que frequentam o Centro de Convívio do Cartaxo, vai estrear “Paraíso Bruto”, a 5 de Outubro. Uma peça que resulta do trabalho com estes jovens na procura de outras formas possíveis de habitar o jardim central da cidade.

O FMD encerra dia 17 de Outubro com um piquenique comunitário, em Minde, seguido do concerto de Surma, às 18h30, no coreto.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido