uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ciclista Maria Martins é campeã europeia de omnium
Ciclista Maria Martins, natural do concelho de Santarém, sagrouse campeã europeia de omnium em sub-23 (foto DR)

Ciclista Maria Martins é campeã europeia de omnium

A atleta escalabitana conquistou a medalha de ouro na especialidade de omnium depois de nos Jogos Olímpicos ter ficado em sétimo. No mesmo Campeonato da Europa, a ciclista conquistou ainda a medalha de prata na disciplina de eliminação.

Maria Martins, ciclista do concelho de Santarém, sagrou-se campeã europeia de omnium em sub-23, ao triunfar no sábado, 23 de Agosto, na prova dos Campeonatos da Europa de ciclismo em pista sub-23 e juniores, em Apeldoorn, nos Países Baixos.

A Federação Portuguesa de Ciclismo informa na sua página online que a ciclista da freguesia de Moçarria “sabia que a tarefa de conseguir uma medalha não seria fácil”. Mas, escreve ainda a federação, “apesar de muito controlada pelas adversárias, Maria Martins conseguiu dar uma volta de avanço que lhe garantiu a subida ao primeiro lugar, que segurou até ao final”.

Antes, no dia 17, Maria Martins tinha conquistado a medalha de prata na disciplina de eliminação sub-23 dos Europeus para os escalões jovens, apenas perdendo para a italiana Chiara Consonni, nova campeã. Esta foi a 10ª medalha internacional de Maria Martins, de 22 anos, que foi sétima classificada nos Jogos Olímpicos na especialidade omnium, de que agora é campeã europeia.

Maria Martins marcou a história do ciclismo português ao ser a primeira portuguesa a chegar ao pódio num campeonato europeu de elite. A atleta treina no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, concelho de Anadia, onde existe uma das duas únicas pistas para a prática da modalidade em Portugal. A jovem integrou, aos 15 anos, a equipa de BTT do Moçarria Aventura Clube, federou-se, começou a fazer provas e “tudo foi acontecendo”.

Numa entrevista a O MIRANTE, em 2019, a ciclista contava que a primeira vez que experimentou correr num velódromo, foi a convite da Selecção Nacional de Ciclismo, para fazer um estágio, tendo sido um “amor à primeira vista”. Esta vertente do ciclismo difere muito das restantes. Logo à partida a pista é indoor, as bicicletas não têm mudanças nem travões e o carreto é fixo. A par do ciclismo diz que gostava de ser piloto de aviões comerciais.

A sprinter, no seu currículo, entre várias medalhas, conta também com a medalha de ouro na Scratch Race European Champions.

Ciclista Maria Martins é campeã europeia de omnium

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido