uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ex-socialista ressentido tenta tramar candidatura do PS em Benavente
Pedro Pereira

Ex-socialista ressentido tenta tramar candidatura do PS em Benavente

O antigo militante do PS de Benavente, a quem o partido retirou a confiança política, tentou junto do tribunal que as listas do PS às autárquicas em Benavente fossem reprovadas. O tribunal não teve em conta as reclamações, até porque Pedro Pereira não tem legitimidade para as fazer, e o presidente da concelhia diz que tentativa de impugnação é reveladora de ignorância.

O vereador independente na Câmara de Benavente, e ex-militante do Partido Socialista, tentou bicotar a candidatura do PS às eleições autárquicas de 2021, recorrendo ao tribunal. Pedro Pereira apresentou uma reclamação às listas apresentadas pelo partido alegando falta de legitimidade do mandatário e pondo em causa a autenticidade das assinaturas de pessoas que integram as listas e que residem fora de Benavente, nomeadamente na ilha da Madeira.

O Tribunal Judicial da Comarca de Santarém rejeitou o pedido específico de verificação da autenticidade das assinaturas, considerando que nada lhe cumpria determinar perante a “posição assumida pelo senhor Pedro Pereira”, lê-se no despacho a que O MIRANTE teve acesso.

Em reacção, o presidente da concelhia do PS de Benavente, que é também o mandatário da candidatura e candidato à Assembleia Municipal de Benavente, António Rabaça, afirma, em comunicado dirigido aos membros do PS, que “como seria de prever estas tentativas de impugnação não tiveram sucesso”.

“A comissão concelhia do PS não comete ilegalidades e não adopta expedientes que outros levianamente já utilizaram no passado. A lei eleitoral é muito clara sobre quem pode impugnar ou reclamar sobre irregularidades das listas: os partidos, os mandatários e os primeiros subscritores de cada lista, ficando claro que esta tentativa de reclamação só revela ignorância”, refere na mesma nota.

Contactado por O MIRANTE Pedro Pereira diz que o seu acto se tratou de uma “tentativa de esclarecimentos”, admitindo que a integração nas listas concorrentes pessoas recenseadas noutros concelhos “é legal, mas não deixa de ser um tremendo erro político num concelho com 30 mil habitantes” e que “envergonha e demonstra a dificuldade que o PS teve em mobilizar pessoas”.

Após um mandato como vereador na oposição, eleito pelo PS, Pedro Pereira não vai integrar nenhuma lista às autárquicas de 26 de Setembro. Desfiliou-se zangado com o partido em Dezembro de 2020 depois de as suas atitudes terem levado o partido a retirar-lhe a confiança política. Chegou a ser acusado por um grupo de militantes de ameaçar, expulsar, criar cisões entre membros do partido, de criticar publicamente a vereadora socialista Florbela Parracho e de se auto-elogiar e vitimizar.

Ex-socialista ressentido tenta tramar candidatura do PS em Benavente

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido