uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Guerra entre socialistas de Constância a um mês das eleições
Jorge Pereira ajudou o PS a ganhar a Câmara de Constância à CDU mas ficou de fora das listas (foto DR)

Guerra entre socialistas de Constância a um mês das eleições

Jorge Pereira, vice-presidente da Câmara de Constância, renunciou ao mandato do cargo que desempenhava. Os vereadores do Partido Socialista que foram preteridos das listas do partido para as próximas eleições autárquicas começam agora a bater com a porta.

O vice-presidente do município de Constância, Jorge Pereira, apresentou no domingo, 22 de Agosto, renúncia ao cargo que desempenhava desde 2017. A informação foi partilhada através de um despacho publicado pela autarquia e assinado pelo presidente Sérgio Oliveira no dia a seguir à decisão do autarca.

A demissão de Jorge Pereira gerou alguma surpresa junto da população, embora as pessoas que acompanham a realidade política no concelho já estivessem à espera deste desfecho. “Era perfeitamente visível que o presidente andava a contactar pessoas há mais de um ano para substituir a equipa actual. O que é condenável é que foi tudo feito nas costas das pessoas”, refere a O MIRANTE fonte próxima do executivo municipal.

A renúncia de Jorge Pereira, que foi presidente da Junta de Freguesia de Montalvo entre 2009 e 2017, e o primeiro socialista a quebrar, em muitos anos, a hegemonia da CDU nos órgãos autárquicos do concelho, é o primeiro sinal do que está para vir. Tendo em conta que os actuais vereadores do Partido Socialista foram preteridos das listas do partido às próximas eleições autárquicas de 26 de Setembro é provável que esta história conheça novos contornos em breve.

O melhor exemplo é o facto da vereadora Filipa Montalvo, a quem foi entregue o cargo de vice-presidente até ao fim do mandato, e que também ficou fora das listas às próximas eleições, só ter sabido que tinha sido designada vice-presidente quando viu o despacho publicado pela autarquia, situação que demonstra o ambiente de crispação que existe entre os autarcas socialistas de Constância a cerca de um mês das eleições.

O MIRANTE pediu esclarecimentos a Jorge Pereira sobre as razões que o levaram a renunciar ao cargo de vereador, mas o ex-vice-presidente não se quis alongar na resposta. “Quando aceitei fazer parte da lista à câmara municipal em 2017, e deixar a junta de freguesia, foi para integrar um projecto a longo prazo. Não ando na política por interesses pessoais, mas sim porque gosto e quero ajudar a desenvolver o concelho de Constância. De outra forma, vale mais saltar fora”, disse.

Guerra entre socialistas de Constância a um mês das eleições

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido