uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovens de Tomar vão ter apoios para se fixarem no concelho
Numa recente assembleia municipal jovem de Tomar os mais novos elegeram ciclovias, espaços verdes, balneários e sanitários públicos como alguns dos equipamentos necessários (foto DR)

Jovens de Tomar vão ter apoios para se fixarem no concelho

Executivo municipal aprovou por unanimidade proposta do PSD que visa implementar estratégias e medidas de fixação da população mais jovem no concelho de Tomar.

A insistência dos vereadores do Partido Social Democrata (PSD) num regulamento que inclua medidas que promovam a fixação de jovens no concelho de Tomar surtiu efeito. O executivo municipal, presidido por Anabela Freitas (PS), aceitou a proposta dos social-democratas e aprovou por unanimidade, na última reunião camarária, que se realizou na segunda-feira, 16 de Agosto, a elaboração de um regulamento estratégico que visa impedir que a população activa abandone o concelho em busca de novas oportunidades.

Uma das medidas que merece maior destaque na proposta é a isenção de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para jovens até 35 anos residentes no concelho. O apoio à construção e recuperação de casas para venda e arrendamento, a isenção de mensalidades de creches, incentivos à natalidade e apoios nos primeiros anos de vida dos filhos também fazem parte da vasta lista de medidas. O documento, que vai ser elaborado pelos serviços jurídicos da Câmara de Tomar, deve incluir, segundo a proposta, a redução do preço das tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos e urbanos.

Luís Ramos, vereador social-democrata, referiu que os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos aos Censos de 2021 foram a razão para a insistência do partido na implementação de um programa de fixação de jovens no concelho. “O concelho de Tomar perdeu cerca de 10% da população na última década. Ao mesmo tempo assistimos a um aumento significativo do envelhecimento em contraponto com a redução da população jovem. É fundamental contrariar esta tendência”, vincou.

Jovens de Tomar vão ter apoios para se fixarem no concelho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido