uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Seis espaços culturais da região integram rede de teatros portugueses

Equipamentos culturais em Santarém, Sardoal, Ourém, Tomar, Torres Novas e Alcanena integram a primeira lista da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

A primeira lista de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) já é conhecida e dela fazem parte seis espaços da região. Segundo a Direcção-Geral das Artes, o Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, o Cineteatro Paraíso, em Tomar, o Cineteatro São Pedro, em Alcanena, o Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, o Teatro Municipal de Ourém e o Teatro Virgínia, em Torres Novas, compõem a lista com meia centena de infra-estruturas.

A partir do início de Outubro deste ano as organizações têm a possibilidade de se candidatarem a apoios do Estado para desenvolverem a sua programação cultural. Os principais objectivos da rede é incrementar a procura e oferta culturais, reforçar a circulação de obras artísticas, aumentar as co-produções entre entidades, fomentar a articulação programática entre equipamentos da rede, envolver agentes culturais e artísticos locais, desenvolver estratégias de mediação e garantir boas práticas na transição digital, sustentabilidade ambiental, inclusão e acessibilidade física, social e intelectual. Outra das grandes preocupações da RTCP é ser um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, visando atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal.

A Direcção-Geral das Artes anuncia ainda que, em breve, vai ser divulgada uma segunda e última lista de equipamentos credenciados na fase de arranque da rede que também vão poder concorrer ao concurso.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido