uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Manuel Valamatos quer manutenção de postos de trabalho na Central do Pego
Manuel Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

Manuel Valamatos quer manutenção de postos de trabalho na Central do Pego

Presidente da Câmara de Abrantes reiterou junto do Governo as suas preocupações tendo como pano de fundo o encerramento da central a carvão e a sua reconversão.

O presidente da Câmara de Abrantes insistiu junto do Governo que as prioridades após a reconversão da Central do Pego são a manutenção de todos os postos de trabalho e de uma maior dinamização da actividade económica no concelho e na região. “O mais importante é que o vencedor garanta a estabilidade dos trabalhadores e seja um grande projecto que possa trazer um forte aumento económico”, disse Manuel Valamatos a O MIRANTE após ter reunido com membros do Governo no dia 25 de Agosto.

O autarca socialista, juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Comissão de Trabalhadores da Central Termoeléctrica do Pego, reuniu com o secretário de Estado da Energia, João Galamba, para debater as suas principais preocupações relativamente ao futuro da central e discutir os pontos essenciais na criação de um caderno de encargos para a abertura de concurso público ao projecto de reconversão da Central do Pego.

O avanço do processo é visto com bons olhos por todos os intervenientes uma vez que se arrastou no tempo devido à falta de entendimento entre os accionistas, já que a central a carvão terá de encerrar a 30 de Novembro deste ano.

Em Maio passado, recorde-se, a principal accionista da Tejo Energia, a Trustenergy, anunciou um investimento de 900 milhões de euros, apostando nos resíduos florestais e, posteriormente, no hidrogénio, solar e eólica como fontes de energia. Já a Endesa, o segundo maior accionista, que sempre defendeu o lançamento do concurso público agora a ser preparado, propôs um projecto que engloba a construção de uma central fotovoltaica, o desenvolvimento de capacidade de armazenamento com baterias e a instalação de um electrolisador com capacidade de produção de hidrogénio verde, num total de 600 milhões de euros.

Em Julho, perante o desentendimento entre os accionistas, o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Matos Fernandes, anunciou o lançamento do concurso público para o início de Setembro.

Manuel Valamatos quer manutenção de postos de trabalho na Central do Pego

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido