uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nersant organiza ciclo de sessões de apoio à criação de empresas

Como montar o seu negócio em 6 passos arranca dia 9 de Setembro e é uma iniciativa da Nersant.

O apoio ao empreendedorismo e à criação de empresas na região tem sido desde sempre uma das prioridades da NERSANT que tem vindo a apoiar os empreendedores do distrito no processo de criação da sua própria empresa. Sendo o empreendedorismo uma habilidade que se trabalha, a associação desenvolveu um conjunto de workshops online que têm como objectivo preparar e capacitar os empreendedores com ideias de negócio, para a criação de uma empresa.

O ciclo de sessões “Como montar o seu negócio em 6 passos” tem merecido resposta bastante positiva do público empreendedor. A 9 dias do seu início já há 277 participantes inscritos.

O primeiro workshop deste conjunto de sessões arranca com a sessão "A Ideia de Negócio – Oportunidade" que aborda o processo de criação e melhoria de uma ideia de negócio através da divulgação das diversas tendências actuais.

Dia 16 de Setembro realiza-se a sessão “Modelo de Negócio”, que pretende responder às questões “Como começar um negócio?”, “O que é um Modelo de Negócio?”, “Qual a finalidade do Modelo de Negócio?” e “Ferramenta Modelo CANVAS”. O ciclo prossegue no dia 23, sobre “Plano de Negócios”, que irá esclarecer o objectivo e importância do mesmo, bem como capacitar os empreendedores para a estruturação do Plano de Negócios. O seminário pretende ainda esclarecer quanto aos investimentos iniciais, formas de financiamento e analisar a previsão de gastos e vendas.

Segue-se o workshop sobre as “Fontes de Financiamento”, no dia 30 de setembro, com a NERSANT a divulgar junto dos participantes os apoios à criação do próprio emprego do IEFP (resgate das prestações; Microinvest, Invest+), bem como soluções de financiamento junto da banca como o microcrédito e a Linha ADN Startup.

Em Outubro decorrem os dois últimos workshops deste ciclo: "A Criação da Empresa – Organização Contabilística e Obrigações Fiscais" realiza-se a 7 de Outubro, com foco nas obrigações relativas a impostos, sendo que o último workshop do ciclo temático acontece no dia 14 do mesmo mês sobre "Os Aspetos Jurídicos" inerentes à criação de uma empresa. Nesta sessão a NERSANT abordará aspectos como a escolha da forma jurídica, o processo de constituição da empresa, os trâmites legais e licenciamentos e de que forma se pode criar formalmente uma empresa (online; presencial; empresa na hora; método tradicional). Explicará ainda questões relativas à formalização de sociedade/ENI, licenciamentos e alvarás por tipo de actividade (comércio; construção; indústria; serviços…; licenciamento zero) e questões relativas à protecção da imagem (marcas e nomes comerciais).

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido