uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Clima de tensão em Constância na tomada de posse de vereadora socialista
Filipa Montalvo (à esquerda) não mantém qualquer tipo de relação com Ana Basílio, a vereadora que substituiu Jorge Pereira no executivo de maioria socialista de Constância (foto DR)

Clima de tensão em Constância na tomada de posse de vereadora socialista

Sessão camarária assinalou a tomada de posse de Ana Basílio depois do vice-presidente do município, Jorge Pereira, ter renunciado ao mandato. O ambiente na sala era de evidente distanciamento entre os autarcas socialistas.

A última reunião de câmara de Constância, que se realizou a 26 de Agosto, prova que o Partido Socialista (PS) no concelho já viveu dias de maior coesão. A tomada de posse da vereadora Ana Basílio, que substitui Jorge Pereira, ex-vice-presidente que renunciou ao cargo, foi realizada num ambiente de tensão. A troca de olhares entre os três elementos socialistas no executivo, nomeadamente o presidente Sérgio Oliveira e a vereadora Filipa Montalvo, que assumiu o cargo de Jorge Pereira, embora não tenha ficado responsável pelos seus pelouros, foi praticamente inexistente.

Curiosamente, a actual vice-presidente não se sentou na cadeira mais próxima do presidente da câmara, como é habitual em quem exerce essas funções, permanecendo no seu lugar habitual, numa das extremidades da mesa. Segundo apurou O MIRANTE, junto de fonte próxima do executivo, Filipa Montalvo que, tal como Jorge Pereira, também ficou fora das listas às eleições autárquicas de 26 de Setembro, não mantém qualquer tipo de relação com Ana Basílio e raramente trocam palavras, situação que limita o trabalho do executivo.

A mesma fonte garante que, em relação ao presidente da câmara, a vereadora mantém uma relação profissional e cordial, pelo menos até ao final do mandato, e que vai permanecer no executivo até cessarem as suas funções.

As vereadoras da CDU não questionaram sobre o ambiente de crispação que se vive entre os socialistas, embora Júlia Amorim tenha aproveitado a oportunidade para lançar uma farpa a Sérgio Oliveira. “Não tenho nada a ver com o que se passa dentro dos outros partidos, mas gostava de recordar que o PS utilizou como argumento, na campanha de 2017, que a CDU estava desgastada no concelho e que tinha um projecto autárquico esgotado. Pelos vistos, o do PS não chegou a durar quatro anos”, sublinhou.

Recorde-se que Jorge Pereira apresentou, no dia 22 de Agosto, renúncia ao mandato que desempenhava desde 2017. Tal como O MIRANTE noticiou em primeira mão a sua demissão gerou surpresa junto da população, embora as pessoas que acompanham a realidade política no concelho já estivessem à espera deste desfecho.

Jorge Pereira foi presidente da Junta de Freguesia de Montalvo entre 2009 e 2017 e o primeiro socialista a quebrar, em muitos anos, a hegemonia da CDU nos órgãos autárquicos do concelho. Em declarações a O MIRANTE Jorge Pereira disse que entrou para as listas para integrar um projecto a longo prazo e que isso não está a acontecer por isso decidiu sair.

Clima de tensão em Constância na tomada de posse de vereadora socialista

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido