Hospital de Santarém com equipamento de ressonância único no SNS
Equipamento resulta de um investimento de 2,1 milhões de euros e vai dar respostas nas áreas da senologia, neurologia avançada e em todas as vertentes da oncologia.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem em funcionamento desde segunda-feira, 30 de Agosto, um equipamento de ressonância magnética com características únicas no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A aquisição do equipamento resulta de um investimento de dois milhões e 150 mil euros, financiado em 85 por cento por fundos comunitários.
De acordo com a presidente do conselho de administração do HDS, Ana Infante, “esta técnica de diagnóstico, considerada actualmente essencial para o tratamento de doentes, vem permitir a internalização destes exames deixando de ser necessária a deslocação dos utentes a instituições no exterior”.
A directora do Serviço de Imagiologia, Isabel Sapeira, explica que “o equipamento dispõe de bobinas AIR revolucionárias, que oferecem versatilidade clínica com maior liberdade no posicionamento, no conforto e cobertura do utente permitindo a realização de exames de corpo inteiro”, dando respostas nas áreas de senologia, neurologia avançada e todas as vertentes da oncologia.
Isabel Sapeira realça ainda que o equipamento oferece uma qualidade de imagem consistente e reduz o tempo de configuração do exame estando equipado com um monitor vídeo que permitirá a redução de ansiedade nos pacientes claustrofóbicos.
O HDS é actualmente Centro de Referência Nacional nas áreas de senologia e do cancro colorretal. A aquisição deste equipamento faz parte dos projectos desenvolvidos pelo Serviço de Imagiologia que nos últimos 10 anos tem vindo a implementar um plano de inovação e diferenciação tecnológica.