uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras junto às Portas do Sol complicam estacionamento de moradores
Obras junto às Portas do Sol, no centro histórico de Santarém, estão a prejudicar moradores da zona

Obras junto às Portas do Sol complicam estacionamento de moradores

Residentes queixam-se que é cada vez mais complicado arranjar lugar para deixar o carro perto de casa. E quando a empreitada de requalificação urbana arrancar em força a situação vai piorar.

Estacionar junto ao emblemático Jardim das Portas do Sol, em Santarém, nunca foi tarefa fácil e com o arranque das obras no Largo da Alcáçova e na Avenida 5 de Outubro, único acesso rodoviário ao local, o panorama deverá piorar para visitantes e, sobretudo, para os residentes na zona. Isto porque nem o pagamento de uma mensalidade à empresa concessionária do estacionamento tarifado na cidade lhes garante lugar perto de casa.

Uma moradora - cuja família tem dois automóveis pelos quais paga 100 euros anuais pelo dístico de estacionamento destinado a residentes - escreveu na passada semana para O MIRANTE a alertar que quem ali vive já está a viver “um inferno” para conseguir estacionar próximo das suas casas. E as obras ainda nem arrancaram, tendo só sido montado o estaleiro e alguma sinalização.
“Esta semana cheguei a casa a chorar porque tive que estacionar o carro junto ao Largo de Marvila, perto da sede da Águas de Santarém, e vim com os sacos das compras e dois filhos pequenos até casa. Sinto-me lesada porque já paguei por um serviço que não estou a usufruir”, lamenta a moradora, acrescentando que os turistas que visitam as Portas do Sol também retiram lugares de estacionamento aos residentes e que as obras deveriam acautelar esta situação.

A empreitada de requalificação do Largo da Alcáçova e da Avenida 5 de Outubro foi adjudicada pela Câmara de Santarém à empresa Desarfate - Desaterros de Fátima Lda. por 1.139.500 euros. A intervenção contempla a zona histórica, o adro em lajedo de pedra calcária, a preservação das olaias e a recuperação do eixo da Avenida 5 de Outubro com o Jardim Portas do Sol, mantendo os lugares de estacionamento existentes.

Obras junto às Portas do Sol complicam estacionamento de moradores

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido