
Águas de Santarém focada nas condições de trabalho dos seus colaboradores
Empresa municipal obteve a certificação no sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, sendo a primeira do distrito e umas das poucas a nível nacional.
A empresa municipal Águas de Santarém obteve a certificação no sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, tornando-se a primeira do distrito a obter tal distinção, segundo anunciou a empresa que gere os sistemas de abastecimento de água e de saneamento básico no concelho de Santarém.
O processo foi iniciado em Março e teve desfecho positivo em 1 de Setembro com a atribuição dessa distinção por parte da Bureau Veritas Certification. “A certificação foi o culminar de um projecto que traduz o empenho e a crença da empresa de que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é o caminho para uma melhor organização, para o bem-estar de quem nela trabalha, com reflexo nas outras dimensões da vida de cada um”, informa a Águas de Santarém em comunicado.
Segundo o presidente do conselho de administração da Àguas de Santarém, Ramiro Matos, o facto de a empresa ter como único accionista uma entidade pública, no caso a Câmara de Santarém, não a deve condicionar, mas antes motivar a aplicar princípios de gestão próprios das empresas privadas, tornando as suas práticas inovadoras e sustentáveis e com um olhar muito atento para os seus trabalhadores, “que são o centro e a base do cumprimento da sua missão de interesse público”.
O processo para certificação pela NP 4552:2016 - Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal – é visto como um meio para proporcionar uma sociedade menos conflituosa, assente numa maior solidariedade e igualdade entre mulheres e homens, entre as entidades patronais e os trabalhadores e entre as comunidades locais e os seus grupos minoritários. “Desta forma, é possível, ainda, intensificar a redução dos conflitos familiares provocados por longas jornadas de trabalho ou horários inadequados a uma vida social”, considera a empresa.
A Águas de Santarém passa a pertencer a um grupo restrito de empresas pioneiras na aplicação desta norma. O conselho de administração diz estar focado nas condições de trabalho dos seus colaboradores, na melhoria da organização do trabalho, na aposta nas tecnologias e nas suas virtualidades para novas formas de trabalho e, também, para agilizar tarefas da vida quotidiana.
A empresa destaca como principais benefícios das medidas inerentes a esta norma, a retenção e captação de talento; o aumento da motivação; o aumento da produtividade; o aumento do foco e concentração no trabalho; a diminuição do absentismo; a valorização da organização perante a comunidade; a redução de conflitos laborais; a diminuição da sinistralidade e o aumento da satisfação.
