uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Azambuja com desfibrilhadores em escolas e equipamentos desportivos

Município quer reduzir riscos de morte por paragem cardiorrespiratória colocando aparelhos em locais com elevada afluência.

Todas as escolas que são sede de agrupamento no concelho de Azambuja e infra-estruturas desportivas municipais vão receber aparelhos de desfibrilhação automática externa. O município estima concluir a formação certificada de pessoas para operar com os aparelhos ainda este ano. Já a implementação, que vai ser feita por fases, deverá ficar concluída em 2023. Os primeiros seis desfibrilhadores vão ser instalados nas três escolas sede de agrupamento, no pavilhão municipal, no estádio municipal e no Complexo de Piscinas de Azambuja. Numa segunda fase a autarquia prevê a instalação em mais escolas e edifícios municipais contemplando toda a área do concelho em articulação com as juntas de freguesia. A medida vai ser financiada pelos cofres municipais depois de a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) ter decidido não avançar com o programa de instalação dos desfibrilhadores. O município tomou prontamente a iniciativa de constituir uma equipa própria de trabalho para planificação e implementação do programa, refere a autarquia em comunicado.

Este dispositivo médico, que aplica choques eléctricos em situação de paragem cardiorrespiratória é capaz de restabelecer o ritmo cardíaco normal e evitar a morte da vítima. A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto mais rápida for a intervenção, devendo, quem a realiza contactar em primeiro lugar o 112 e avançar com os procedimentos de suporte básico de vida até que chegue a ambulância de emergência.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido