Liderança da União Distrital das IPSS de Santarém muda de mãos
Lista liderada por Mário Machado venceu as eleições em que tinha como concorrente a lista de Sónia Lobato, presidente cessante, cuja direcção caiu após demissão de vários elementos.
A lista A, liderada por Mário Machado, venceu as eleições para os órgãos sociais da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Santarém, derrotando a lista B encabeçada por Sónia Lobato, presidente cessante desse organismo, cuja direcção caiu após demissão de vários elementos. A lista A teve 53 votos, contra 31 da lista B, registando-se 85 votantes entre 186 instituições filiadas.
O acto eleitoral ocorreu num ambiente de alguma crispação e na sequência de momentos de turbulência interna que levaram à queda da anterior direcção com apenas meio ano de mandato, forçando eleições antecipadas.
Mário Machado, fundador e dirigente do Centro de Bem Estar Social de Malaqueijo, é acompanhado na direcção por Tânia Gaspar (vice-presidente), Antonina Oliveira (secretária), José Rodrigues (tesoureiro), Renato Simões, Sara Venceslau e Ricardo Madeira (vogais).
A assembleia-geral é liderada por Simões Marques, que tem como secretários José Maia e Isabel Salgueiro. O conselho fiscal é presidido por Luís Amaral e tem como vogais José Valbom e Filipa Martinho
“Hoje, a vitória não foi nossa, não foi da Lista A, foi da conquista de um novo foco pela União. Esta mobilização massiva com uma participação de aproximadamente a 50% quando habitualmente não passaria se 10%, tem uma leitura: foi a afirmação, de uma mensagem das instituições de Santarém, foi a sua voz viva”, disse Mário Machado a O MIRANTE.
O novo presidente da UDIPSS refere que a equipa que lidera “foi investida de uma responsabilidade que terá que honrar e de que estará à altura: ser a entidade porta-voz das IPSS de Santarém, e evidenciar trabalho, competência, proporcionar resultados, resposta e soluções materialmente relevantes sobre o que é importante, que será contribuir para dignificar o valor do sector”.